ASN BA
Compartilhe

Conexão Digital promove potencial do comércio digital baiano

Evento reuniu os maiores nomes do mercado digital, empresas e plataformas que estão moldando o futuro do e-commerce no Brasil
Por Dalmir Campos para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

O Conexão Digital, evento realizado pelo Sebrae Bahia, reuniu nesta quarta-feira (14), no Fiesta Convention Center, no Itaigara, especialistas, empresários, comerciantes e entusiastas do comércio por meios digitais. O objetivo foi desenvolver o mercado local no setor através de palestras que apresentaram como os meios digitais funcionam e como os interessados podem desenvolver as próprias marcas.

Nomes importantes do e-commerce nacional estiveram no evento, onde debateram temas como vendas on-line, tráfego pago e marketing digital. Entre os participantes estiveram Rafael Kiso (mLabs), Diego Santana (Performance em E-commerce), Janaína Bastos (TikTok para negócios de sucesso) e Mateus Couto (AJE). A apresentação ficou por conta da influencer Iasmine Fernandes.

O diretor técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, aponta que o evento é uma oportunidade de se aproximar dos “nativos digitais”, que são aqueles empresários que não possuem loja física, mas atuam no digital. “A gente lançou essa iniciativa ano passado com parcerias importantes para captar este público. Queremos saber como são, entender as suas necessidades e como intervir para entregar a melhor estratégia para estes empreendedores”, explica.

O gerente do Sebrae em Salvador, Rogério Teixeira, avaliou o evento como estratégico para posicionar as empresas baianas no mercado mundial. “O evento traz o que há de melhor sendo desenvolvido no mercado, como as ferramentas, o que há de inovação, as ações estratégicas, tudo aquilo que faz com que os negócios vendam mais. Todas as vezes que a gente pode ampliar o poder de venda para outros mercados, isso é benéfico, mas traz desafios, como a atuação logística”, detalha. Ä gente se habituou a receber muitas coisas do mundo todo, mas queremos que eles voltem com nossos produtos também. Nos falta mais exposição e o digital pode ajudar nisso”, conclui.

Célia Fernandes, gerente de atendimento coletivo do Sebrae Bahia, explica que o evento trouxe palestras e mentorias para apoiar os participantes a desenvolver suas marcas. “Este público já nasce no digital e tem uma gama de diversidade e oportunidades. Eles estão se aproximando da gente e acreditamos que temos um mundo de oportunidades para apresentá-los”, conta.

Edicarlos Moreira, coordenador de Comércio e Serviços do Sebrae Bahia, afirma que o mercado digital é gigantesco mas sem a devida exploração pelos empresários baianos. “Aqui nós pudemos apresentar o projeto ‘Nativos digitais’, que é uma oportunidade de eles aprenderem a fazer vendas ao vivo, especialmente agora com a chegada de ferramentas que permitem que ele possa vender através dos próprios aplicativos”, detalha.

Mudança da mentalidade

O palestrante Matheus Couto acredita que há muito espaço no mercado digital para ser preenchido e o evento é uma ferramenta importante para mudar este quadro. “Temos uma baixa digitalização das empresas baianas e há também uma dificuldade das empresas entenderem que é possível fazer o escoamento da produção para outros públicos além do estadual e nacional. O evento traz essa sensibilização e mudança da mentalidade local para ampliar os horizontes”, comenta.

A analista de marketing Mailan dos Santos trabalha em uma loja especializada em confecção e calçados com unidades espalhados pelo interior do Nordeste em estados como a Bahia, Pernambuco, Ceará e Paraíba. Ela conta que o Conexão Digital ajudou a aumentar os conhecimentos em como ampliar o público, os produtos e desenvolver a estratégia da empresa para vender mais.

Já Ramon Carvalho, gerente de uma empresa de tecnologia, afirma que esteve no evento para compreender como realizar a venda dos serviços da empresa dele com as empresas que têm potencial de se tornar um dos seus clientes. “Temos nossa plataforma digital e aqui poderemos aprender como conectar conteúdo digital, maximizar as nossas vendas e performar melhor para ampliar a lucratividade da empresa”, explica.

-