ASN BA
Compartilhe

Consultoria do Sebrae leva conhecimento a empreendedores de Castro Alves

Renova Varejo incluiu acompanhamento com especialista e 36 horas de formação
Por Rafael Lopes para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

Apontar caminhos para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas do varejo. Esse foi o objetivo da consultoria Renova Varejo, iniciativa do Sebrae que com o fomento da Prefeitura Municipal de Castro Alves contemplou quinze empresas do município. Ao todo, empreendedores e empreendedoras locais tiveram acesso a um acompanhamento personalizado ao longo de 36 horas de consultoria. A conclusão ocorreu nesta quarta-feira (5).

Entre os nichos que participaram da Renova Varejo, estão lojas de móveis e eletros, confecções, farmácias, funerária e empresa que atua com venda de veículos. A consultoria incluiu o acompanhamento de um especialista que mostrou as principais oportunidades e tendências para os diversos setores de empreendimentos participantes, buscando alavancar os negócios locais.

O encerramento da consultoria contou com a certificação dos participantes, que também foram contemplados com uma palestra final sobre vendas, ministrada pelo especialista no assunto, Ricardo Bruno, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

Para a analista do Sebrae, Ana Carla Pereira, foi um momento especial. “Fiquei realmente satisfeita com os resultados. Trabalhar em Castro Alves foi desafiador, mas muito gratificante. Os empresários gostaram muito do programa e o retorno foi muito positivo. A entrega dos certificados foi um momento emocionante. A iniciativa da Prefeitura Municipal em parceria com o Sebrae foi fundamental para fortalecer e elevar o comércio local, trazendo mais preparo, visão e confiança para os empreendedores”, avaliou.

A secretária de Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Econômico de Castro Alves, Tássia Ribeiro, ressaltou a importância da consultoria para o município. “O Renova Varejo é importantíssimo para Castro Alves, porque nós já oferecemos várias palestras sobre temas diversos, mas eu sentia a falta de algo mais prático e a consultoria trouxe isso, esse fazer junto que é fundamental, pois os empreendedores colocaram em prática as orientações com o devido acompanhamento”, destacou, ao lembrar da satisfação das empresas a partir de feedbacks positivos.

De acordo com a titular da pasta, a expectativa é que em 2026 o município, por meio da parceria com o Sebrae, possa contemplar mais empresas com a consultoria buscando o desenvolvimento dos negócios locais a partir da prática orientada.