ASN BA
Compartilhe

Consultoria Lean do Sebrae impulsiona empresas do Oeste com foco em produtividade e eficiência

Saloca Indústria, AFT Inox e Morais Consultoria Empresarial são exemplos de empresas que já colhem os primeiros resultados do programa
Por Silvania Costa
ASN BA
Compartilhe

Empresas do Oeste da Bahia que desejam melhorar seus processos, reduzir desperdícios e aumentar a competitividade contam com uma solução eficiente: a consultoria Lean Manufacturing, oferecida pelo Sebrae em Barreiras. O programa já está em andamento na região, e algumas empresas iniciaram o processo com bons resultados.

Para o gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, a Lean Manufacturing é uma ferramenta estratégica para quem quer crescer com solidez. “A consultoria Lean vem ao encontro das necessidades das micro e pequenas empresas do Oeste, que enfrentam diariamente o desafio de produzir mais. Nossa missão é justamente oferecer soluções práticas que gerem impacto direto na rotina e nos resultados dos negócios. O que temos visto nas empresas atendidas é uma evolução concreta, com ganhos de produtividade, redução de desperdícios e maior controle dos processos. Isso fortalece o setor produtivo local e torna nossa região mais competitiva no cenário estadual e nacional”, conclui Emerson Cardoso.

O analista técnico do Sebrae em Barreiras Renato Datolli aponta que a consultoria é uma aliada dos pequenos negócios no caminho de melhoria contínua. “A proposta é levar uma metodologia estruturada, com aplicação prática, que permite ao empresário identificar falhas, eliminar desperdícios e organizar os processos de forma mais estratégica. Aqui no Oeste já observamos mudanças significativas nas empresas atendidas, o que comprova que, com orientação e ferramentas certas, é possível transformar rotinas produtivas e aumentar a competitividade’.

Além disso, consultoria Lean oferece aplicação de ferramentas como 5S, Kaizen, SMED e VSM. Representantes de negócios locais, como a Saloca Indústria e a AFT Inox e Indústria Ltda, inclusive, já participaram do primeiro treinamento no Senai Cimatec, em Salvador, ampliando o conhecimento técnico sobre a metodologia.

Na Saloca Indústria, que atua na produção de sacolas personalizadas, a consultoria chegou para atender uma demanda antiga: melhorar a organização da produção e reduzir perdas. “A gente sabia que precisava melhorar, mas não sabia por onde começar. Quando surgiu a oportunidade da consultoria, vimos como uma chance de fazer isso com orientação”, explicou o empresário Armando Barbosa da Fonseca. Mesmo nas etapas iniciais, a empresa já identificou falhas no layout, movimentações desnecessárias e falta de padronização. A expectativa é padronizar processos, aumentar a produtividade e criar um ambiente mais organizado e eficiente.

Já a AFT Inox e Indústria Ltda, especializada em soluções metálicas, também está na fase inicial da consultoria e destaca a importância do diagnóstico técnico para mapear gargalos e reorganizar o fluxo de trabalho. “Sabíamos que precisávamos de uma metodologia estruturada para alcançar mudanças reais. A consultoria chegou como resposta a essa necessidade”, afirmou a empresária Taluane Bessa. Segundo ela, mesmo com pequenas mudanças, já é possível perceber os benefícios de repensar práticas rotineiras com um olhar técnico e externo.

Também participante da consultoria, a contadora Daiana Morais viu na Lean Manufacturing uma oportunidade de reorganizar os processos internos da empresa Morais Consultoria Empresarial e Contabilidade. “Buscávamos uma metodologia eficaz. Conversamos com quem já fez e os resultados positivos nos motivaram”, conta.

Logo nas primeiras etapas, a equipe já identificou desperdícios e gargalos. Com apoio dos consultores do Sebrae, a empresa implantou o mapeamento do fluxo de valor, medição de tempos de produção e criou uma equipe Kaizen para atuar na melhoria contínua. “Nosso foco agora é padronizar processos, eliminar desperdícios e aumentar a eficiência com agilidade e qualidade”, diz Daiana Morais.