ASN BA Atualização
Compartilhe

Dentistas buscam capacitação no Sebrae para transformar clínicas em negócios de sucesso

Oficina ‘Gestão e Tecnologia para Clínicas Odontológicas de Sucesso foi realizada neste sábado (26) em Salvador
Por Carlos Baumgarten para ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

A dentista Mariana Barreto possui uma clínica odontológica em funcionamento há dez anos em Salvador. Ela reconhece a necessidade de aprimorar determinados aspectos da gestão do seu negócio. Por isso, Mariana participou da oficina “Gestão e Tecnologia para Clínicas Odontológicas de Sucesso”, realizada neste sábado (26), na agência do Sebrae, no bairro do Costa Azul, na capital baiana.

A dentista viu na capacitação uma oportunidade para iniciar a transformação digital do seu negócio. “Eu sei que preciso ir para a parte virtual. Não tenho rede social ativa, nem Google Meu Negócio. Sei que preciso começar, e é agora. Vim justamente para associar essa trajetória de dez anos com a tecnologia, que só tem a agregar”, contou Mariana.

Foi a primeira vez que ela participou de uma ação do Sebrae. “Fiquei impressionada, porque de fato tem muita coisa que vai agregar de forma direta no dia a dia da clínica. Aprendemos na faculdade a atender, mas quando precisamos atuar na área empresarial, muitas vezes, damos esse passo sem conhecimento prévio, como foi o meu caso”, afirmou.

A dentista Mariana Barreto

Voltada para dentistas que desejam ir além da técnica e enxergar suas clínicas como empresas sustentáveis e competitivas, a oficina teve como objetivo oferecer conhecimentos práticos e atualizados sobre gestão, precificação, inovação, marketing e branding. A proposta foi apoiar profissionais que querem estruturar negócios sólidos e bem posicionados no mercado, aproveitando as ferramentas tecnológicas e estratégias de comunicação mais modernas.

Quem também participou do encontro foi a dentista Marcele Monteiro, que tem 20 anos de profissão. Ela destacou o quanto ações como essa são fundamentais, especialmente para os profissionais formados há mais tempo. “O Sebrae só tem me ajudado. Já fiz o Empretec e agora essa oficina vem reforçar o que eu sempre digo: gestão é o ‘calcanhar de Aquiles’ do dentista. Eu sou de uma época em que marketing era malvisto na nossa área. Hoje, entender e saber usar as ferramentas de maneira correta é fundamental para o crescimento”, apontou

A dentista Marcele Monteiro

Durante o evento, os participantes ouviram histórias inspiradoras de quem já percorreu esse caminho. Uma delas foi a da cirurgiã-dentista Sarah Bahiana, professora universitária e proprietária da clínica Bossa – Atelier Dental, em Salvador. Ela compartilhou sua trajetória empreendedora, marcada pela busca de conhecimento e pelo apoio do Sebrae. “Durante a faculdade, somos treinados nas técnicas clínicas, mas não somos preparados para empreender. Com as consultorias do Sebrae, desbravei um novo mundo. Dei um salto na minha carreira e hoje compartilho meu case para inspirar outros profissionais a também darem esse passo”, disse.

Anderson Freitas foi um dos palestrantes do evento

Outro palestrante foi o professor da UFBA e especialista em PNL, Anderson Freitas, que também atua como mentor e empreendedor na área da saúde. Ele destacou a lacuna na formação de profissionais de saúde no que diz respeito à gestão e posicionamento de mercado. “Você vê profissionais brilhantes, com formação técnica impecável, mas que não conseguem atrair ou converter o paciente, nem negociar valores. A ideia aqui foi trazer esse reforço de gestão e marketing para ajudar na captação e conversão de pacientes, com ferramentas atuais, como a inteligência artificial. É importante falar sobre branding e estratégias de posicionamento usando o marketing de forma correta”, explicou.

O gerente regional do Sebrae Rogério Teixeira

Na abertura do evento, o gerente regional do Sebrae em Salvador, Rogério Teixeira, destacou o apoio da instituição ao segmento e aos profissionais. “É muito bom ver uma sala cheia no sábado pela manhã, em um espaço de conhecimento e conexão. Essa oficina é o início de uma jornada de parceria para que o Sebrae possa reforçar seu apoio a um segmento tão importante”, enfatizou.

A analista do Sebrae Lorena Costa

Para a analista do Sebrae, Lorena Costa, o evento cumpriu seu papel de fortalecer a atuação dos dentistas também como empreendedores. “Trouxemos dois palestrantes que são da área da odontologia e gestores de clínicas. Queremos que esses profissionais consigam fazer seus negócios serem mais lucrativos, sabendo precificar, encantar o cliente e cuidar de toda a experiência, para além do serviço técnico. Nosso papel é apoiar e estruturar esse processo com conhecimento e ferramentas práticas”, concluiu.