A e-Agro abriu as portas para o público na tarde desta quinta-feira (7) e já registrou um grande movimento no Centro de Convenções de Salvador. Quem passar pelo local, até sábado (9), poderá conferir, entre outros atrativos, o melhor da produção agropecuária baiana no espaço Sebrae Origens.
São diversos produtos, todos originais da Bahia, que poderão ser degustados e adquiridos por quem visitar a e-Agro. Nesta edição, estão reunidos 44 expositores para comercialização, apresentação e degustação de chocolates, cafés especiais, queijos e laticínios, entre outras delícias do campo.
Uma das marcas presentes pela primeira vez no Sebrae Origens é a premiada Rigno – Cafés Especiais, de Piatã, na Chapada Diamantina. A produtora Patrícia Rigno conta que está com uma expectativa alta com relação à e-Agro. Ela trouxe para o evento 40 anos de história de uma produção iniciada pelo pai, Antônio Rigno, e espera fazer bons negócios durante a feira. “Uma grande oportunidade para apresentar o nosso produto e nos aproximarmos de novos clientes e mercados”, afirmou.

Já a Coopag (Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló e Região), com seus iogurtes especiais, marca presença pela terceira vez na e-Agro. O gestor administrativo da cooperativa, Eliton Félix, destaca também a oportunidade do grupo ampliar sua presença no mercado. “Todas as nossas participações foram bastante lucrativas. O apoio do Sebrae sempre foi significativo para a história da cooperativa”, diz o gestor. Com quase 20 anos de atuação, a Coopag tem sede em Várzea Nova e reúne cerca de 300 cooperados.

Do Sul da Bahia, especificamente da cidade de Barro Preto vem o chocolate Modaka – Cacau de Origem. A produtora Patrícia Viana revela que foram muitos desafios superados ao longo de 12 anos de mercado e a parceria do Sebrae tem sido fundamental fortalecer os negócios. “Esse é o segundo ano que participamos da e-Agro e esperamos obter os melhores resultados, divulgando ainda mais o nosso produto”, afirmou.
A Bahia é também a terra dos queijos. O premiado produtor Sergio Porto, do Recanto do Queijos, veio da cidade de Vereda, do Extremo Sul baiano, para participar também pela segunda vez da e-Agro. São oito anos de mercado e Sergio conta que, com o apoio do Sebrae, ele conseguiu diversificar os produtos, saindo de 1 para 11. “Temos uma manteiga e sete queijos premiados, um deles em competição internacional. Reconhecimento que nos enche de orgulho. Aqui na e-Agro temos a oportunidade de apresentar ao público a nossa produção”, pontuou.
“O Sebrae Origens é um espaço na e-Agro dedicado a valorizar a produção baiana. Reunimos, esse ano, mais de 40 produtores, que têm a oportunidade de ampliar os seus mercados e fechar novos negócios. Para o público que visita a feira, é também uma chance de conhecer a diversidade da agropecuária do nosso estado”, destacou o coordenador de Agronegócio do Sebrae Bahia, Wagner Carvalho.
Artesanato
Para além do agronegócio, a e-Agro traz ao público diversos outros atrativos. No Espaço Artesanato Referência Bahia Original 20 unidades produtivas de diversas regiões da Bahia vão expõem e comercializa, o artesanato de referência do estado na e-Agro.
Como explica a coordenadora de Economia Criativa do Sebrae Bahia, Tatiana Martins, são criações que destacam materiais como fibras (piaçava, sisal, caroá, licuri e outros) cerâmica, madeira de reaproveitamento, coco, osso, couro, fios, algodão e tear.
“Essa é uma parceria entre o Sebrae e o Sistema Faeb/Senar que evidencia todo o potencial do artesanato baiano”, diz a coordenadora. Tatiana lembra ainda que na sexta-feira (8), a partir das 18h30, o espaço recebe o lançamento da publicação Piaçava pelo Olhar Artesão – Artesanato de referência da Bahia: sua interpretação da identidade cultural, tramas, trançados e texturas com a fibra e palha da piaçava.

Da região de Ituberá, vem o mestre Zé Roque, que é uma das referências na produção artesanal com base na piaçava. Seu trabalho com trançado está exposto na e-Agro, fruto de um aprendizado que vem de família. O mestre conta que observava seu pai trabalhar com a matéria-prima na comunidade quilombola em que viviam, em Nilo Peçanha. Ao se mudar para Ituberá, Zé Roque levou o aprendizado e compartilhou, inclusive, com outras comunidades quilombolas. “São 20 anos de trabalho e o apoio do Sebrae é um diferencial na nossa história”, conclui.
Programação cultural
Além de conhecer e interagir com as delícias do campo, o público da e-Agro contará com atrações musicais todos os dias do evento pela noite. A praça de alimentação abrigará cervejarias artesanais, lanches e refeições variadas para os frequentadores.
e-Agro segue até sábado (9)
A e-Agro é promovida pelo Sistema Faeb/Senar e pelo Sebrae e conta com patrocínio Neoenergia Coelba, Banco do Brasil, Syngenta, Aiba, Abapa, Banco do Nordeste, Guebor, Sistema Fieb/Senai/Cimatec e Sistema Fecomércio-BA. O evento, que segue com programação até sábado (9), é gratuito e a programação completa pode ser conferida em https://www.eagrodigital.com.br/. Empreendedores com CNPJ, DAP, NIRF, CAF, registro de pesca e carteira de artesão têm acesso também às palestras e capacitações. Já o público geral pode conferir as áreas de exposição e as atrações culturais durante todos os dias do evento.
A e-Agro conta ainda com uma ampla programação cultural, praça de alimentação, espaço de artesanato e arena tecnológica. A primeira edição do evento foi realizada em Vitória da Conquista, em 2019; uma edição digital, em 2020; e em Teixeira de Freitas, em 2021. Essa é a terceira edição consecutiva realizada em Salvador. Nas quatro edições presenciais anteriores, o evento já recebeu mais de 40 mil pessoas, gerou mais de 100 milhões de reais em negócios e teve participação de 200 expositores, além de ter gerado mais de 700 mil reais em mídia espontânea.
SERVIÇO
O quê: e-Agro 2024
Quando: de 7 e 8 de novembro, das 13h às 22h; e 9 de novembro das 12h às 21h
Onde: no Centro de Convenções de Salvador, Boca do Rio, Salvador (BA)
Inscrição gratuita: https://www.eagrodigital.com.br

