ASN BA
Compartilhe

Educação Empreendedora estimula o desenvolvimento de mais 2.716 estudantes baianos

Desta vez a avaliação positiva sobre o projeto parte do município de Wanderley, no Oeste
Por Silvania Costa
ASN BA
Compartilhe

O município de Wanderley, no Oeste baiano, atendido pelo Sebrae em Barreiras, é mais um que compõe a relação dos que levam o projeto Educação Empreendedora para a sala de aula. A iniciativa tem o propósito de formar cidadãos críticos e capacitados para transformar a realidade local através do empreendedorismo. Desde 2022, todas as turmas do 1º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos estão envolvidas nas atividades que contemplam 2.716 alunos e 190 professores, durante esse período.

Uma das etapas que marcaram o projeto em Wanderley foi a participação ativa dos alunos na Feira do Empreendedor, realizada no final do ano de 2023. Artigos diversos, desde artesanato de madeira até alimentos como tapioca e feijoada, foram comercializados pelas escolas participantes. O resultado foi surpreendente com um montante aproximado de R$ 39 mil arrecadados.

“A parceria do Sebrae com a Prefeitura de Wanderley, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou o Programa de Educação Empreendedora e foi muito positivo porque trouxe excelentes resultados, a exemplo da Feira do Empreendedor, na qual todo o aprendizado foi colocado em prática e apresentado à comunidade, rendendo um valor significativo em vendas. Parabenizamos os alunos e todos os envolvidos que mostraram, além do protagonismo com o comportamento empreendedor, uma clara preocupação com o meio ambiente”, afirma a gerente do Sebrae em Barreiras, Adriana Morais.

Para a coordenadora do projeto no município, Luciene Santos, os estudantes estão desenvolvendo a habilidade de empreender e enxergando novas possibilidades para um futuro melhor. Ela enfatiza ainda a importância da formação continuada voltada para os professores.

“Com o projeto, nossos alunos aprenderam a empreender com responsabilidade e a Educação Empreendedora despertou neles o interesse em ganhar dinheiro sem ter que se mudar para outro município. Hoje, eles são mais criativos. Durante esses dois anos de trabalho, passamos a enxergar oportunidades que antes nem sabíamos que existiam. O projeto veio fazer nosso município melhor. Esperamos que essa parceria continue nesse novo ano de 2024”, afirma Luciene.