Solenidade ocorreu na última quarta-feira (21), na sede do Sebrae em Salvador
As empreendedoras da região de Irecê e Chapada Diamantina foram destaques no evento de entrega do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, realizado em Salvador, na última quarta-feira (21). A Unidade Regional de Irecê foi uma das homenageadas por levar o maior número de finalistas, quatro no total. Duas concorrendo na categoria Pequenos Negócios, e outras duas na categoria Produtora Rural.
Tadeane Pires Matos, da Fazenda Igaraçu, em Mucugê, foi a grande vencedora da categoria Produtora Rural, e Paula Silva Ferreira, agricultora da cidade de Barro Alto, levou a prata. A trajetória das empreendedoras reforça o papel de mulheres fortes, arrojadas e que levam o empreendimento muito a sério. Paula incentivou uma rede de agricultores familiares a fortalecer uma cooperativa de produção de gêneros orgânicos, que já é destaque na região, e colabora na geração de emprego e renda para milhares de pequenos agricultores. Já Tadeane se tornou uma excelente torrefadora, produzindo um dos cafés mais premiados da Chapada Diamantina.
Para o gerente regional do Sebrae em Irecê, Edirlan Souza, esse sucesso só é possível porque as empreendedoras investem em capacitação e na melhoria de processos no negócio.
“Estamos felizes em levar tantas candidatas para o Prêmio. Todas são vencedoras, porque já são destaques em seus segmentos e sempre buscam qualificação e consultorias especializadas. Tadeane, inclusive, fez toda a parte de designer embalagem, código de barra e informações nutricionais do café que ela comercializa”, explicou.
Tadeane, que é presidente da Aliança dos Cafeicultores da Indicação Geográfica da Chapada, comemorou a vitória e destacou a importância da participação no Prêmio e a parceria com o Sebrae.
“Estou representando não só a as produtoras rurais, mas todos os cafeicultores da Chapada Diamantina, como presidente da associação que representa os cafés especiais. Estamos aqui porque o Sebrae acreditou em nós. Não tenho palavras para definir como é ser valorizada como mulher no campo, que é um lugar machista. Tenho apenas gratidão”, finalizou a produtora.
Confira a lista de premiadas da etapa estadual:
Microempreendedora Individual (MEI)
Troféu Ouro – Laís Freitas – Pet Place (Vitória da Conquista)
Troféu Prata – Iala Queiroz – Casa Girassol (Maracás)
Troféu Bronze – Nívea Maira Lacerda – Personalle (Porto Seguro)
Pequenos Negócios
Troféu Ouro – Geórgia Santos Nunes – Amora Brinquedos (Salvador)
Troféu Prata – Brígida Carla Almeida Caselli – Exo – Marketing Digital (Porto Seguro)
Troféu Bronze – Eveline Conceição Santos – Eva Sex Shop (Salvador)
Produtora Rural
Troféu Ouro – Tadeane Matos – Fazenda Igaraçu – (Mucugê)
Troféu Prata – Paula Silva Ferreira – Orgânicos do Quintal (Barro Alto)
Troféu Bronze – Francisca Alves Ribeiro – Chica do PT (Carinhanha)

