ASN BA
Compartilhe

Empreendedores do Sul da Bahia participam da RuralTur 2025 com apoio do Sebrae

Missão empresarial levou dez marcas regionais para o maior evento de agroturismo do Brasil
Por Nanci Macedo para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

Empreendedores do Sul da Bahia marcaram presença na RuralTur 2025, realizada entre os dias 25 e 27 de setembro, na Chapada Diamantina. O evento, considerado a maior feira de turismo rural do Brasil, contou com o apoio do Sebrae e reuniu produtores, empreendedores e visitantes de todo o país em um ambiente voltado à valorização da cultura, gastronomia e saberes do campo. A participação da região teve como objetivo promover marcas locais de chocolate, impulsionar negócios e consolidar a identidade do território.

Dez empreendedores levaram para o evento o melhor do cacau e do chocolate produzido no Sul da Bahia. Representaram a região as marcas Ju Arleo, Cruzeiro do Sul, Colina Benevides, Benevides Experiências, Modaka, Simplicitude, Cacau do Céu, Mimos da Mata, Véi Chico, Cacau da Colina e Cacau Capela Velha. Além da exposição dos produtos, os visitantes tiveram acesso a experiências imersivas, oficinas, atrações culturais e rodadas de negócios.

Estratégia

Segundo a gestora regional do Sebrae em Ilhéus, Evelin Gomes, a presença das empresas no evento foi estratégica. “Realizamos uma missão empresarial e a instalação de um estande da Costa do Cacau voltado à promoção das marcas de chocolate da nossa região e ao fortalecimento do turismo rural, tão presente em nosso território. Proporcionamos experiências imersivas, rodadas de negócios e ampliação do networking entre empresários. Nosso propósito tem sido cada vez mais consolidar a identidade do território, com o cacau e o chocolate e da origem destes que tanto nos distingue”, destacou.

A participação também foi oportunidade para novos empreendedores conhecerem de perto o potencial do turismo rural. Luciano Souza, proprietário do Sítio Véi Chico, que atua com agricultura familiar e beneficiamento de cacau e outras frutas, avaliou a experiência de forma positiva. “Foi minha primeira participação e bastante interessante nesse aspecto. Conheci uma nova cidade da Chapada Diamantina e as experiências das propriedades vizinhas. O espaço foi muito rico em trocas de experiências e networking”, afirmou.