ASN BA Atualização
Compartilhe

Empreendedores rurais baianos participam de viagem técnica para ampliar conhecimento sobre os negócios

Participantes foram até Brasília realizar visitas estratégicas em instituições referência para suas empresas
Por Dalmir Campos para ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

Cerca de 11 produtores rurais baianos participaram da Missão Técnica Empresarial do Programa Do Rural à Mesa, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Senar e Senac. O objetivo da missão foi oportunizar aos produtores conhecerem o processo logístico e operacional do primeiro programa, replicar as boas práticas e aprender com os erros.

A missão ocorreu entre os dias 29/9 e 03/10, em Brasília, que sedia o programa piloto desde 2015, e os participantes puderam realizar visitas estratégicas a instituições de referência, como os restaurantes e instalações do Senac, a ASTRAF (Associação dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar Assentamento Chapadinha) e a Fazenda Malunga, proporcionando uma rica troca de experiências e aprendizados.

“A viagem foi boa e importante. Esta é a primeira vez que viajei de avião e foi de grande importância para mim. Aprendi muita coisa, já vinha acompanhando a Fazenda Malunga pela internet e chegando lá encontrei aquilo que sempre imaginava. Ficamos na esperança de conseguir trazer a competitividade para cá, como eles têm lá”, destaca o produtor e participante Roque Santos, de 48 anos.

Durante a visita a Fazenda Malunga, eles puderam passar uma tarde com o proprietário, o fazendeiro Joe Valle, e conhecer o potencial da agricultura orgânica como modelo sustentável e rentável. A Fazenda Malunga tem 30 anos de atividades e hoje conta com 190 colaboradores, 120 hectares de hortaliças orgânicas, produção de laticínios orgânicos e faturamento de 54 milhões de reais.

Além da Fazenda Malunga, estiveram também na ASTRAF, que evidenciou a força do cooperativismo na geração de renda e autonomia para os produtores, e no SENAC, onde conheceram a Central de Produção de Alimentos, o espaço onde é recebido os alimentos, o processo de triagem, higienização, produção e logística, assim como os processos, inovação e sustentabilidade incluídos.

“Mais do que uma visita técnica, a missão foi um marco na trajetória do Rural à Mesa, reafirmando seu papel como catalisador de mudanças e como plataforma de valorização da agricultura familiar, da sustentabilidade e da inovação no campo”, destaca Andréa Eichenberger, analista técnica do Sebrae.

A missão também teve como foco a construção de pontes entre o campo e o mercado, fortalecendo a cadeia de valor dos alimentos e promovendo a conexão entre produção rural e consumo consciente. “A iniciativa do Sebrae foi muito importante porque eles tem um modelo de organização e simplicidade para cuidar da gente sem muita burocracia”, celebra o produtor Roque Santos.

O Programa Do Rural à Mesa é um modelo de arranjo produtivo, social e comercial entre grupos de produtores e consumidores de alimentos, pautado na Assistência Técnica e Gerencial e na formação profissional rural, que visa, sobretudo, a integração, melhoria da qualidade e segurança dos alimentos, além da organização social e aumento de renda dos produtores rurais. É uma iniciativa inovadora que trabalha aspectos de sustentabilidade das propriedades rurais e da qualidade e rastreabilidade dos alimentos.