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Empresa muda estrutura física, investe em marketing digital e aperfeiçoa gestão após Renova Varejo

Empresários apostam em inovação e mudança de postura para alcançar o sucesso do negócio
Por Nara Zaneli
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Empresários apostam em inovação e mudança de postura para alcançar o sucesso do negócio

Vanessa Monteiro da Silva sempre teve aptidão para o empreendedorismo. Desde pequena, ajudava a comercializar relógios, rádios, brinquedos e utilidades na barraquinha de camelô que os seus pais colocavam na feira livre de Irecê e em outras cidades da região. Essa rotina no comércio, ela seguiu até a juventude, quando precisou deixar Irecê para estudar Letras na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Decidida a ser professora, Vanessa não imaginou que a paixão pelos negócios iria voltar com força total após o incentivo do seu marido, Murilo Rios.

Depois de decidir abrir um negócio, o casal então procurou o Sebrae para buscar orientações sobre pesquisa de mercado, planejamento e gestão. “Irecê não tinha uma loja de presentes que atendesse a necessidade do cliente que quisesse comprar algo para a família toda. Durante as nossas viagens, a gente via as novidades e com a ajuda da pesquisa de mercado, decidimos o ramo de atividade. Fomos pesquisando, economizando dinheiro, buscando fornecedores, planejando cada detalhe do negócio e, no final de 2019, resolvemos abrir a Caprichos Presentes e Decor, em Irecê”, contou.

A empresa que comercializa produtos com personagens de filmes e séries, os chamados produtos geeks, papelaria criativa e presentes, teve que enfrentar um grande desafio com apenas seis meses de funcionamento, a chegada da pandemia. Os empresários precisaram se reinventar e, mais uma vez, o Sebrae foi importante nas tomadas de decisão durante esse período de dúvidas e incertezas.

“Estávamos começando a entender o funcionamento da empresa quando fomos pegos de surpresa com todos os desafios que a pandemia nos trouxe. Tivemos que manter a loja fechada, e pensar em uma forma de levantar capital para honrar os nossos compromissos. Foi aí que surgiu a ideia das lives e das vendas online. O consultor do Sebrae nos ajudou muito nesse momento nos mostrando a melhor forma de fortalecer a nossa presença digital através das nossas redes sociais”, afirmou a empresária.

Durante todo esse processo de transformação, o casal de empresários sempre investiu em capacitação. Participou de dois ciclos do Renova Varejo, em 2021 e 2022, e realizou mudanças importantes tanto no layout físico da loja como nas ações de gestão. “Já sabíamos que era preciso mudar o espaço interno da loja, mas só através das consultorias do Renova Varejo conseguimos enxergar com exatidão o que seria feito. Alugamos um espaço ao lado, mudamos o estoque e utilizamos a parte de cima da loja para arrumar os produtos em cada espaço específico. Ficou amplo, organizado e os clientes puderam perceber a quantidade de produtos que antes estavam escondidos, empilhados em prateleiras. Foi uma transformação total”, reconheceu.

A área de Marketing digital também recebeu uma atenção especial por parte dos empresários, que viram novas possibilidades de vendas através de canais digitais de comunicação. “Tivemos a real noção que precisávamos colocar a cara nos vídeos e participar das publicações da loja nas redes sociais. Em algumas transmissões ao vivo, chego a faturar até mais do que um dia inteiro de loja aberta, por exemplo. Estamos levando muito a sério o planejamento de marketing que fizemos e criando promoções exclusivas, como o cashback com descontos cumulativos. Os clientes estão adorando a novidade”, comemorou.

O próximo passo dos empreendedores é aperfeiçoar a organização da gestão de processos para melhorar o funcionamento da empresa. “O Renova Varejo nos fez amadurecer como gestores e enxergar a nossa posição de administradores dentro do negócio. Agora, temos funções definidas e cada um fica responsável pelo seu setor. Com uma rotina organizada, fica mais fácil buscar estratégias inovadoras para atrair novos clientes e manter aqueles que já conquistamos”, pontuou.

Para a gestora de projetos do Sebrae em Irecê, Delian Mendes, a postura dos empresários diante das orientações dos consultores fez toda a diferença nas mudanças adotadas. “Estamos felizes com os avanços obtidos na Capricho Presentes. Além de implantar o canal do Youtube, investir em tráfego pago e fortalecer os canais de comunicação, a empresa está aderindo ao marketing de relacionamento, que é uma grande porta de entrada de novos clientes. O Renova Varejo apresentou as soluções e eles executaram com louvor”, concluiu a gestora.