ASN BA
Compartilhe

Empresária de Vitória da Conquista é finalista do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Laís transformou trabalho freelancer em agência de marketing e hoje ajuda outras mulheres a empreenderem
Por Nayla Gusmão para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

O que começou como uma alternativa diante de uma mudança inesperada se transformou em uma jornada estratégica de sucesso. É assim que a empresária, de Vitória da Conquista, Laís Sousa conta a origem da La.gencia, negócio que a levou à final do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, na categoria MEI, um dos mais importantes reconhecimentos do empreendedorismo feminino no país.

A ideia de empreender não fazia parte dos planos iniciais da comunicadora. Foi durante a pandemia, após uma mudança contratual que a afastou do regime CLT, que ela decidiu apostar com seriedade no que, até então, era apenas um trabalho freelancer. Com formação e experiência em comunicação, começou oferecendo serviços de planejamento e criação de conteúdo para contatos próximos.

“Não romantizo o empreendedorismo, porque sei que exige muito. Mas, também não carrego o peso de que precisa ser um fardo. Com os contatos certos, estratégia, coragem e capacitação é possível, sim, empreender com autonomia e gerar impacto real”, afirma a empreendedora. Ela destaca, inclusive, a importância do curso Efeito Furacão, promovido pela Be.Labs em parceria com o Sebrae Bahia, como ponto de virada na sua trajetória.

Hoje, a La.gencia atua em três frentes principais: planejamento estratégico para redes sociais, produção de textos autorais por encomenda e mentorias para mulheres empreendedoras que desejam se posicionar com mais autenticidade e leveza. Seu trabalho tem atraído marcas que buscam comunicar com consistência e propósito, sem abrir mão da sensibilidade.

Diferencial

Para Laís, chegar à final do prêmio representa mais que reconhecimento: é confirmação de que comunicar com afeto também é estratégia e pode ser um diferencial competitivo. “É simbólico ver esse reconhecimento vindo de uma trajetória que começou com o que eu tinha: conhecimento, um tiquinho de coragem e vontade de fazer dar certo. Estar entre tantas mulheres incríveis reforça que sensibilidade é potência”, ressaltou Sousa.

Para Priscila Gomes, orientadora de negócios do Sebrae, ter Laís como finalista do prêmio mostra que, com criatividade e uma visão diferenciada, é possível construir um empreendimento de impacto. “Ela movimenta o mercado e valoriza outras marcas. É muito satisfatório ver esse talento que transforma ideias em resultados presente aqui na nossa região”, concluiu Gomes.