“O Empretec me fez acreditar em mim mesma, na empresa.” É assim que Cíntia Vieira, CEO da Dona Santa, define sua participação no encontro. A experiência da empreendedora se juntou às impressões de centenas de outras participantes durante o Empretec Realiza, que aconteceu em 21 de setembro, em São Paulo.
O evento, que celebrou os 30 anos do Empretec no Brasil, teve o objetivo de fortalecer a comunidade empresarial de empretecos de todo o país, para que possam se orgulhar de fazer parte dessa comunidade e se apoiar mutuamente.
A analista técnica do Sebrae em Vitória da Conquista, Valéria Santana, destaca que o Brasil é referência mundial no desenvolvimento dessa imersão e ter uma empreteca do município participando do encontro é motivo de orgulho.
“Somos responsáveis por 63% dos 490 mil empretecos em todo o mundo. Estes números fazem do Brasil o país mais bem-sucedido entre os Centros Empretec licenciados pela United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD). A Regional de Vitória da Conquista tem como representante a nossa cliente Cintia Vieira, que participou do Empretec em 2019, gerando mudanças na sua vida e na sua empresa”, ressaltou a analista.
Cíntia Vieira detalha a experiência vivida em São Paulo de forma emocionada. “O Empretec para mim foi um divisor de águas, uma virada de chave, mudou não a minha vida apenas, mas também a do CNPJ Dona Santa. Então, quando fui convidada a representar a regional, me senti muito lisonjeada. O evento foi incrível. Eu tenho toda a gratidão e o imenso prazer em trabalhar sempre com o Sebrae. Sempre falo da assertividade, da seriedade do trabalho, da lisura. Eu sou muito fã! Só tenho a agradecer”, relatou a empresária.
Trajetória
Cíntia foi convidada a participar do Empretec em 2019, durante o evento de outro projeto em que participava. O analista do Sebrae em Vitória da Conquista, Bruno Cruz, apresentou a oportunidade à empreendedora. Faltavam 15 dias para o início das atividades, e ela aceitou de imediato.
“Perguntei os detalhes, fiz a entrevista e fui para o curso, como eu sou, muito aberta. Eu acho que isso é fundamental. Quando você faz o Empretec, tem que ir aberto e não ter vergonha de quem você é, contar suas experiências e viver aquilo ali intensamente, para conseguir desenvolver o máximo de características possível. É isso que vai fazer diferença na sua vida. Se você não imergir verdadeiramente, pode passar pelo Empretec sem viver a diferença que ele faz”, relembra a empresária.
A experiência provocou decisões que geraram frutos colhidos até hoje na Dona Santa, especializada em biscoitos típicos de Vitória da Conquista. Cíntia Vieira recorda esses momentos decisivos.
“Foi incrível. Minha meta não era atingir o mínimo, era fazer o máximo. Ao final do Empretec, as pessoas me procuravam, diziam que se espelhavam em mim, que eu era um exemplo. Quando saí daquele sábado, eu falei: ‘Meu Deus, agora tem muitas pessoas que criaram expectativa em mim e eu tenho que dar uma resposta’. No domingo de manhã, foi como se amanhecesse um clarão. Chega a ser emocionante para mim, porque eu tinha passado por muitos desafios. Meu marido sempre quis abrir uma loja no Candeias e naquele momento estava claro que essa era a nossa decisão certa. A partir daquele instante, o posicionamento da marca mudou completamente”, recorda a empresária.
Depois do Empretec ela participou de outros eventos, consultorias e capacitações. Tornou-se parceira do Sebrae, o que culminou na representação da região Sudoeste da Bahia na imersão em São Paulo.
“Se eu quero crescer, não posso dizer não para o crescimento. Mesmo que esteja em situações difíceis, que seja muito desafiador, a gente tem que pegar aquela última gota de energia e ir. O Empretec foi realmente um divisor de águas para a Dona Santa e eu nunca soltei a mão do Sebrae. Que venham novos empretecos, que venham novos desafios e nós estamos aí. E ao Sebrae, eu só tenho gratidão imensa, sempre, por todo apoio que tem nos dado”, concluiu.

