Foi em uma viagem de fim de ano com a família para Aracaju que Laís Almeida, empreendedora de Vitória da Conquista, passou por uma experiência que se tornaria a virada de chave para a implementação de seu negócio. As roupas que havia levado para o filho, de cinco meses, sujaram todos alguns dias antes do fim da viagem. Foi então que ela buscou lavanderias convencionais que não puderam atender no prazo necessário, não conseguiu o serviço no hotel onde estava, até que, em uma busca online, descobriu uma lavanderia de auto serviço na cidade.
“Usei o serviço e achei uma maravilha. Em uma hora e vinte minutos, estava com as roupas dos meus filhos lavadas, cheirosas, secas e prontas para usar. Aproveitei e lavei as roupas da família inteira. E foi quando pensei: ‘já que tive essa dor, essa necessidade, porque não trazer esse negócio para Vitória da Conquista?’”, relembra a empreendedora.
O retorno para o município foi pautado em pesquisa de mercado e estudos, amparados em capacitações e pesquisas fornecidas pelo Sebrae. Até que Laís conheceu a Lavô, uma franquia com mais de 600 unidades no Brasil e que ganhou mais uma unidade em Vitória da Conquista, em abril de 2023, tendo a empreendedora à frente do negócio.
“Na época, não existia nenhuma loja com esse serviço aqui. E como sempre tive a preocupação de primeiro utilizar o produto e serviço antes de oferecer para o meu cliente, hoje, minha máquina de lavar está aposentada, faço tudo na Lavô”, afirma a empresária.
O desejo de empreender, para Laís, é bem anterior à viagem para Aracaju onde a necessidade de mercado se tornou clara para a empreendedora. Influenciada pela mãe e a avó, o empreendedorismo sempre esteve presente dentro de casa.
“Eu sempre tive a influência de duas mulheres de minha família. Dona Noélia, minha avó, sempre vendia jóias em prata, ou revistas de perfumaria, em paralelo ao cuidado com a casa. Minha mãe, em Salvador, era responsável por gerenciar uma oficina de chaparia e pintura de carros. Então, sempre tive essas figuras femininas que, pra mim, são referências gerenciando, administrando e empreendendo. Por isso, nas empresas que trabalhei, por mais que não fosse dona, sempre pensava no que eu poderia contribuir, o que poderia acrescentar e fazer diferente do que estava sendo feito”, destaca Laís.
O apoio do Sebrae foi fundamental durante todo o processo. A relação de Laís com a instituição iniciou na universidade, quando, junto com colegas, ela participou do Desafio Sebrae, chegando até a etapa estadual. Com o passar dos anos, os cursos e capacitações foram substanciais para o negócio.
A empresária participou de cursos online para entender mais sobre gestão, logística e atendimento ao cliente. Além desses, também fez cursos sobre precificação, branding, e curso de reels que engajam. “Os conteúdos do Sebrae são práticos e facilmente aplicáveis aos negócios. Isso é o que faz diferença”, afirmou.
Para Priscila Gomes, orientadora de negócios do Sebrae, Laís apresenta características de um comportamento empreendedor e isso tem contribuído para o sucesso dos negócios.
“Ela analisou a oportunidade e fez um planejamento. Além disso, atua como uma das gestoras de uma outra empresa onde também consegue exercer esse perfil de liderança. Ela tem um perfil inspirador de uma mulher líder que consegue se colocar, ser ouvida e que conseguiu identificar oportunidades e escrever uma história de sucesso”, ressaltou a Priscila.
Agora, a empreendedora pensa em expandir os negócios, além de abrir uma nova unidade da franquia e investir em outros segmentos. “Estamos nos organizando para inaugurar a segunda unidade da Lavô para que mais pessoas conheçam esse serviço. Quero também identificar outras soluções que ainda não existem e trazer para Vitória da Conquista e, quem sabe, poder compartilhar meu conhecimento. São mais de 15 anos trabalhando em gestão de empresas, quero ajudar pessoas”, concluiu Almeida.