Uma bebida à base de polpa de coco verde com cacau, sem lactose, com baixo teor de calorias, vegana e sem glúten. Essa é a Cocolate, uma bebida desenvolvida por um empreendedor do município de Guanambi, no Sudoeste baiano, após participação na consultoria Sebraetec.
Até chegar nesta bebida inovadora, a história de Ariston Neves com o empreendedorismo precisou iniciar ainda adolescente, vendo os passos do pai comerciante. “Desde os 18 anos, quando estava na faculdade, já pintava camisas em silk screen e vendia para os colegas com a logo e nome da agronomia, vendia cartões personalizados que pedia pelos Correios, preparava trabalhos para os colegas para ganhar dinheiro, já que era de família simples” relembrou o empreendedor.
Mas, há 17 anos, o empresário decidiu dar um passo ousado no mundo dos negócios. Mesmo com duas empresas que vendiam água de coco na cidade, ele decidiu abrir a própria empresa no segmento. Na época, Água de Coco Ice e, agora, conhecida regionalmente como BRCOCO. O Insight para a mudança de nome da empresa veio após capacitações junto ao Sebrae.
“Depois de participar do Empretec, mudei o nome da empresa. Sou agrônomo, já tinha desde aquela época uma empresa de consultoria rural e uma fazenda com coco irrigado. Após o curso, vi que devia mesmo era empreender e abrir novas empresas, resolvi verticalizar minha produção e engarrafar água de coco. Mesmo tendo outras duas empresas de água de coco na cidade, resolvi montar a nossa. Hoje, uma das concorrentes fechou e a outra a nossa empresa comprou. Já éramos líderes de mercado, hoje temos o mercado regional com as duas marcas de água de coco: Coco Ice e Água de Coco Guanambi”, afirmou o empreendedor.
Em 2023, o empresário deu mais um grande passo. Desenvolveu um produto inovador que foi lançado durante o Fórum de Negócios, em Guanambi, no mês de outubro. A Cocolate é uma bebida desenvolvida durante seis meses com uma formulação pensada para atingir o público fitness ou com algum tipo de intolerância. A Cocolate já está à venda no mercado e tem chamado a atenção do público.
“No Sebraetec, tivemos a melhoria e formulação adequada da nossa ideia do produto que é o Cocolate – polpa de coco verde com cacau – sem lactose, baixa caloria, vegano e sem glúten. Foram cerca de seis meses que resultaram em um produto de elevada qualidade e de sabor inigualável. O produto é muito bom, saudável, reunindo tudo que há de bom da polpa de coco verde para a pele, intestino, aliado ao sabor e benefícios do nosso cacau da Bahia. Ficamos muito satisfeitos com os resultados do produto e dos serviços”, destacou o empreendedor.
Os negócios devem crescer no próximo ano. A expectativa do empresário é de que em 2024 os produtos alcancem novos mercados. “Nossos próximos passos é a expansão da venda de nossos produtos para outros estados e grandes mercados, além de lançar outros produtos na base do Cocolate e da água de coco com sabores”, concluiu o empresário.
Ridson Sales, analista técnico do Sebrae que atua na Agência em Guanambi, lembra que quando Ariston chegou para ser atendido, apresentou um problema que tinha no negócio. O novo produto lançado, além de ser uma inovação, ajudou na solução do problema.
“Ariston estava desperdiçando a polpa do coco verde da produção dele de água de coco e ainda tinha que pagar para fazer esse descarte, tendo dois prejuízos. Quando ele nos procurou aqui no Sebrae, apresentamos para ele a solução de Desenvolvimento de novos produtos alimentícios do Sebraetec. Após a consultoria, vieram dois novos produtos, o primeiro é o Cocolate e o segundo uma maionese vegana, também à base da polpa do coco verde que ainda será lançada no mercado”, contou o analista.
Para o analista, a história de Ariston resume bem uma das missões do Sebrae que é a de transformar problemas em oportunidades de negócios. “O produto foi bem aceito, você encontra em todos os supermercados, lojas de conveniências, e casas de produtos naturais. Nós do Sebrae estamos muito satisfeitos com o resultado e com a chance de ter apoiado mais um empreendedor em nossa cidade. Esperamos que 2024 também seja um ano que possamos ajudar outros empresários da cidade a se desenvolverem, lançarem seus produtos, serviços, porque essa é a nossa missão que sempre procuramos fazer com excelência”, concluiu.

