ASN BA
Compartilhe

Empresários celebram resultados da Consultoria Lean Manufacturing com a indústria no Extremo-Sul

Aplicado pelo Sebrae e Senai/Cimatec, solução auxiliou na melhoria da gestão e na produtividade de empresas
Por Milka Morais para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

Com resultados expressivos e a sensação de avanço coletivo, a consultoria Lean Manufacturing foi encerrada, no Extremo-Sul da Bahia, promovida pelo Sebrae em Teixeira de Freitas e Senai/Cimatec. A iniciativa apoiou 10 empresas, sendo 9 no segmento da construção e uma em hotelaria, em Teixeira de Freitas e Porto Seguro, na adoção de ferramentas de gestão enxuta, fortalecendo a produtividade e a competitividade regional por meio da redução de desperdícios, organização dos processos e melhoria contínua, com resultados surpreendentes.

Os frutos da consultoria foram apresentados na cerimônia de encerramento, com a presença dos empresários participantes, colaboradores, imprensa, o consultor do Senai/Cimatec, Adriel Silva, analistas e o gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, que destacou os benefícios do programa.

“Os depoimentos de cada empresário reforçam a importância desta metodologia, os números aqui mostram que o Lean Manufacturing de fato é estratégico e atua exatamente no que o empresário precisa. Nos últimos 3 anos intensificamos a atuação e ampliando os segmentos. Na próxima turma, temos a expectativa de atender também o setor de hotelaria, que tem um campo imenso tanto na Costa das Baleias quanto na Costa do Descobrimento”, comentou o gerente.

Ao longo da consultoria, empresários e equipes técnicas receberam acompanhamento direto de especialistas, que auxiliaram na reestruturação de fluxos de trabalho, na padronização de rotinas e na implementação de indicadores de desempenho. A metodologia Lean, aplicada em fases, permitiu identificar gargalos, redesenhar processos e implementar soluções práticas que já apresentam resultados em tempo real. Entre os resultados, foi registrado um aumento na produtividade de 25%, redução de desperdícios de 56%, redução de erros em até 76,72%, entre outros índices operacionais. Todas essas melhorias também refletiram no payback médio – que é um indicador de tempo do retorno do investimento realizado, de 1,6 meses.

Comemorando as apresentações, o consultor Adriel Silva parabenizou a turma de empresários. “Todo mundo tem potencial de melhorar e é isso que o Lean propõe. O resultado foi espetacular, todos estão de parabéns porque é um desafio, mas muito gratificante ver o crescimento da empresa e o retorno do investimento em menos de 2 meses. Essa regional é inovadora, é muito bom trabalhar com essa equipe”, destacou.

Depoimentos

Entre as apresentações, empresários relataram que antes da consultoria, os negócios apresentavam desafios comuns, como retrabalho, ausência de indicadores, excesso de movimentação, baixa padronização, erros e atrasos nas entregas. Ao final, os avanços foram significativos, especialmente no fortalecimento da liderança, organização de fluxos e implantação de rotinas de gestão.

A empresária do ramo de têmpera, vidros especiais e espelhos, Andressa Siepierski explicou que os ajustes iniciais já surtiram efeito. “As ferramentas são realmente impactantes na atuação de todos os setores da empresa, refletiu na equipe e todos ficaram engajados. Queremos expandir toda padronização para outros setores e aplicar melhorias de forma contínua na empresa”, pontuou.

Na oportunidade, ela destacou a gratidão após os 6 meses de aprendizado. “Agradecemos imensamente ao programa e equipes envolvidas pela oportunidade de transformação. Esse processo marcou o início de grandes transformações e crescimento”, relatou emocionada.

Outro depoimento que trata dos resultados obtidos com a capacitação foi da arquiteta Brenda Rocha, administradora do Hotel Paraíso Tropical em Alcobaça. “O Lean foi um divisor de águas. A gente observa o uso da ferramenta numa indústria em Salvador e aquele mesmo processo serve para nossa empresa, porque é exatamente a organização que a gente precisava. Inicialmente o objetivo do Lean era para nossa cozinha do hotel, mas já implantamos melhorias na recepção, lavanderia, camareiras, enfim, é realmente incrível”, explicou.

Durante a consultoria a empresária relembrou um momento marcante na empresa, quando visualizou os primeiros resultados refletindo na equipe. “Passamos por dois feriados recentemente e o ajuste que fizemos na cozinha refletiu na produção. Aumentamos a produtividade em 50%, reduzimos o tempo de preparo de um prato em 33% e a movimentação em 90%, isso impactou também na qualidade de trabalho para nossas cozinheiras”, acrescentou.

Com o encerramento da consultoria, as empresas Solário piscinas, Hotel Paraíso Tropical, Siepierski Temper, Huai Engenharia, Zé Carlos Material para Construção, Caser Indústria e Comércio de Madeiras, Cerâmica Nobre, Moduliza Construções Modulares e Containers, Facon Engenharia e Resk Serralheria seguem agora com planos de ação estruturados e com equipes mais preparadas para dar continuidade ao processo de melhoria contínua.