De uma pequena janela no jardim de casa para uma grande frota de 6 kombis e um ponto fixo, foi um salto que levou tempo, mas a trajetória ainda parece recente na memória dos empresários Neildo Paulo do Nascimento e Eunice Carmo da Silva Paulo, conhecidos como Paulo e Nicinha entre os clientes. Administradores por formação, ambos descobriram no empreendedorismo a oportunidade de aplicar a teoria ao negócio de sustento familiar.
Em 2024, a Paan Açaiteria completou 10 anos e uma história de muita luta, tal como a de todo brasileiro, também com superação e fé. Assim que o Arthur, filho mais velho do casal, nasceu, Nicinha se afastou do trabalho e apostou em algo que conciliasse a maternidade com sua paixão por trabalhar. Logo, vendo a necessidade de crescer o negócio familiar, Paulo deixou seus 12 anos de representante de vendas para empreender ao lado da esposa. Vendo um modelo de food truck na internet, adaptaram para a realidade deles e, entre várias limitações, conseguiram montar a primeira kombi para iniciar os atendimentos em outras regiões do município de Teixeira de Freitas.
“Nosso conhecimento em administração nos ajudava com a parte burocrática, licenças e organização da empresa, mesmo sendo tão pequena no começo. Oferecíamos o açaí em pontos estratégicos, mas no começo era algo muito novo o sistema de food truck. Porém, a resistência dos clientes não durou muito e a kombi ficou famosa na cidade”, lembrou Paulo.
Passaram pelo primeiro inverno e foi um dos maiores desafios. Então apostaram nos lanches quentes para complementar a renda. “Hoje vendemos tão bem no verão quanto no inverno, porque nossos clientes aprenderam a amar o açaí, assim como nós, e consomem diariamente essa delícia”, comemorou Nicinha.
Além do pequeno Arthur, nasceu a Anna. A família cresceu, a empresa também. A demanda aumentou tanto no delivery do bairro quanto na kombi e, em pouco tempo, precisaram estabelecer o primeiro ponto fixo, crescer a frota para as entregas, contratar mais funcionários e a empresa tomou proporções inimagináveis. “Quando começamos, não tínhamos noção de que teríamos o que estamos vivendo, as coisas foram acontecendo. Mesmo com todas as dificuldades, nunca pensamos em desistir, nem existia essa opção. É o nosso sustento e o dos nossos filhos”, comentou Paulo.
Soluções
Foi então que resolveram contratar uma assessoria para auxiliar na organização da empresa. Pois, embora sejam administradores natos, precisavam se dedicar ao negócio. Em pouco mais de um ano, com acesso às soluções do Sebrae, os empresários vivenciaram a missão empresarial à Fispal – o maior evento para as indústrias de alimentos e bebidas do país –, onde adquiriram a primeira máquina de sorvete expresso para o ponto fixo. Participaram da Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas, como expositores, comercializando o açaí e estabelecendo network.
“Tínhamos um freezer emprestado e um sonho. Começar é difícil mesmo, mas está valendo muito a pena. Somos muito gratos ao Sebrae por nos apresentar oportunidades incríveis”, relembrou emocionada a empresária. O casal planeja franquear a empresa e nos planos para mais 10 anos inclui-se deixar um legado para os filhos assumirem os negócios. “É uma trajetória de muita alegria e gratidão. Somos gratos ao Sebrae por acreditar em nós quando muitos não acreditavam. Nos apresentaram consultorias, palestras, implementamos sistemas, saímos da informalidade e passamos para MEI. Agora já somos ME e muito disso tem força no apoio que o Sebrae nos deu”, pontuou Paulo.
“A Paan Açaí é um exemplo inspirador de como o empreendedorismo pode transformar negócios e impactar a vida das pessoas”, enfatizou a gestora Ádila Boaventura, responsável pelo projeto Alimentação Fora do Lar, que acompanhou a transformação na empresa do casal. “Acompanhar o crescimento da Paan Açaí em 2024 foi muito satisfatório. Lembro que, ao convidar Paulo para estar na Fispal pela primeira vez, ele chegou a questionar se seria o momento ou seria útil para o tipo de produto e negócio dele. Tanto eu quanto Ângela Silveira, consultora do Sebrae, já enxergávamos potencial e maturidade empresarial na Paan para estar em uma das maiores feiras do segmento de alimentos e bebidas, como oportunidade de desenvolvimento e experiência”, relembrou.
Para 2025, a gestora explica que o projeto é elevar os desafios. “Como a continuidade de expansão da marca no mercado local, levando em conta o lindo trabalho de marketing e comunicação que foi iniciado em 2024, com a criação da nova Identidade Visual da empresa e, além disso, estaremos focados em inovação e melhoria de
processos”, acrescentou.