No X Encontro Técnico de Panificação do Estado da Bahia, realizado nos dias 21 e 22 de setembro, no Sítio Campestre, em Feira de Santana, empresários do setor de panificação e delicatessen se reuniram para discutir e aprimorar as boas práticas de fabricação. O evento, promovido pelo Sebrae, SENAI, FIEB, Prefeitura Municipal de Feira de Santana e o Sindicato Intermunicipal da Indústria de Panificação e Confeitaria da Bahia (Sipaceb), teve como principal objetivo promover conteúdos e capacitações que destacam a importância da inovação, da qualidade dos produtos e do incremento da produtividade das empresas, ao mesmo tempo que fortaleceu o relacionamento com os clientes.
Durante os dois dias de encontros, os participantes puderam trocar experiências, adquirir novos conhecimentos e se atualizar sobre as tendências do mercado, contribuindo para o fortalecimento do setor na região. O Sebrae promoveu capacitações e caravanas com cerca de 100 participantes, vindos de diversas cidades.
Segundo a analista técnica do Sebrae em Feira de Santana, Lúcia Leite, esse é o objetivo do encontro, apresentar novas técnicas de panificação e tendências de mercado e ampliar as redes de relações do empresariado do setor. “É uma estratégia de fortalecimento e também de atualização do mercado”, concluiu.
Durante a abertura do encontro, o gerente do Sebrae em Feira de Santana, Isailton Reis, enfatizou a relevância das conexões estabelecidas entre empresários de todo o estado, além da colaboração entre diversas entidades que atuam no fortalecimento do setor. O gerente ressaltou, ainda, que o 10º aniversário do evento é um marco significativo, reunindo um grande número de participantes que contribuem para o desenvolvimento econômico. “Ao longo de uma década, o evento tem se dedicado a oferecer capacitações de qualidade, exposições e a formação de parcerias, reafirmando seu compromisso em continuar promovendo esse importante encontro estadual, que atrai representantes de diversos municípios”, destacou.
Visitante no evento, o gerente do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, acredita que a presença de empresários e a troca de experiências são essenciais para o fortalecimento do setor de panificação na região onde atua. “Através dessas iniciativas, conseguimos criar um ambiente propício para que as empresas de panificação possam compartilhar boas práticas, aprender com os desafios uns dos outros e, assim, impulsionar seu crescimento. A importância de se manter atualizado sobre as tendências do mercado e as novas tecnologias é inegável, e eventos como este são oportunidades valiosas para todos os envolvidos”, reflete.
Para o fundador do Sipaceb, membro do conselho do Sebrae, João Batista, a presença de stands e a dinâmica da carreta com aulas práticas foram elementos importantes para engajar ainda mais os participantes e fomentar um espírito de cooperação no setor.
“Ao promover esse tipo de interação, estamos contribuindo para a construção de um setor mais forte, inovador e preparado para os desafios futuros. Portanto, vamos continuar juntos nessa jornada, sempre em busca da excelência e do desenvolvimento contínuo das empresas de panificação da nossa região. Para nós, do sindicato da panificação, é muito importante o evento porque nós devemos ter aqui panificadores de 40 cidades da Bahia. Nós conseguimos aumentar o catálogo de associados em mais de 140%. Temos, hoje, pouco mais de 300 associados, e eventos como esse colaboram para esse crescimento e mostra que está cumprindo o seu papel”, conclui.