ASN BA
Compartilhe

Empresários de Santa Maria da Vitória contam suas histórias no encontro com Lideranças Inspiradoras

Evento está dentro da grade do Programa Liderar o Futuro
Por Silvania Costa
ASN BA
Compartilhe

Evento está dentro da grade do Programa Liderar o Futuro

A cidade de Santa Maria da Vitória, oeste da Bahia, está entre as cinco do estado que receberam o Programa Liderar o Futuro, realizado pelo Sebrae com o objetivo de formar líderes para que se envolvam nos assuntos de interesse dos diversos setores com foco no desenvolvimento do comércio local.

Como forma de incentivar ainda mais a liderança dos participantes do programa e a população, o Sebrae promoveu na última terça-feira (6), o encontro com Lideranças Inspiradoras, momento em que cases de sucesso do próprio município contaram como conseguiram vencer no empreendedorismo.

“Eu sou muito entusiasta deste tipo de evento porque, quando você leva a liderança para falar com o público da cidade, as pessoas se identificam mais. É diferente de trazer pessoas de outro lugar, pois o empresário fala o que aconteceu e faz com que as pessoas se inspirem porque o exemplo de sucesso vive a mesma realidade que elas”, disse o analista técnico do Sebrae em Barreiras, Danilo Silva.

Uma das lideranças inspiradoras do encontro foi o empresário Sinval Oliveira do Nascimento. Ele começou como vendedor de uma empresa de São Paulo que fazia negócios na região oeste e enxergou a possibilidade de abrir um negócio na região. Em 1988, abriu a primeira empresa, junto com os irmãos. Lidando com o segmento de alimentos e bebidas, logo, precisou sair do emprego para cuidar do próprio negócio.

Hoje o grupo Nascimento tem quatro empresas em Santa Maria da Vitória, que atuam na região oeste, sudoeste e norte da Bahia. A distribuição chega a empresas de 105 municípios baianos. O grupo lidera 451 colaboradores, entre vendedores e representantes comerciais. Sinval Oliveira, que está há 34 anos no mercado buscando sempre a melhoria, tem como sócios Valdenito Oliveira do Nascimento, Iremá Oliveira do Nascimento e Valdecino Rodrigues do Nascimento Filho.

“Fiquei muito gratificado com o convite para falar um pouco da minha história. Não tive capital, ninguém me ajudou, não herdei, tudo foi do meu trabalho. Acho que isso pode servir de exemplo para muitos que estão achando que é difícil ser empresário”, disse.

Com uma média de 80 participantes, o Encontro com lideranças inspiradoras foi encerrado com uma avaliação positiva do público presente e de engajamento com as histórias das lideranças locais, de acordo com o presidente da Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria da Vitória, Cyro de Carvalho Ávila. “O Sebrae está de parabéns pela iniciativa, junto com a Federação e a CDL, trazendo uma metodologia de trazer líderes da região para contar suas histórias. Isso facilita a linguagem e traz bons resultados para o programa”, completou. 

O foco do Programa Liderar o Futuro é contribuir para a melhoria do ambiente de negócios. Para o coordenador de captação e parcerias estratégicas do Sebrae, Péricles Bahia, a instituição “espera contribuir para que isso aconteça”, em todos os municípios onde o Liderar está sendo realizado. No caso específico de Santa Maria, ele disse que a cidade vai sentir muita diferença depois que a turma concluir todas as etapas, em março de 2023. Péricles Bahia acrescenta que o mercado vai receber pessoas treinadas e qualificadas para desenvolver o melhor dentro dos setores dos quais pertencem.

“Santa Maria tem uma turma muito forte e plural em termos de participação com empresários, com o poder público e também e profissionais liberais. Esse encontro com lideranças inspiradoras foi um sucesso total”, finalizou Péricles Bahia.

Além de Santa Maria da Vitória, o Liderar o Futuro está sendo realizado nas cidades de Valença, Brumado, Cruz das Almas e Guanambi. Para conhecer mais sobre o programa acesse: site do Sebrae. O projeto acontece em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL).