Os empresários do Sudoeste baiano tiveram a oportunidade de participar de uma das maiores feiras da panificação e confeitaria da América Latina, a FIPAN. O evento, que aconteceu de 22 a 25 de julho em São Paulo, atraiu mais de 59 mil pessoas.
A missão empresarial viabilizada pelo Sebrae conduziu 11 empresários de Vitória da Conquista, Jequié e Caculé à FIPAN. Além do acesso à feira, foram promovidas duas visitas técnicas em empresas renomadas do estado que trabalham com técnicas inovadoras no mercado da panificação. Para o analista técnico do Sebrae Bruno Cruz, a missão proporcionou dois aspectos importantes, a promoção da inovação e tecnologia e o acesso a mercados.
“Foram dois principais focos: primeiro o mercado, no sentido de oportunizar acesso à cadeia de fornecedores e fortalecer o relacionamento com fornecedores que eles já possuem. E também o foco da inovação, para que eles pudessem conhecer as tendências do setor para os próximos anos e acesso a novas técnicas que podem melhorar a produção de pães e massas alimentícias”, afirmou o analista.
Para Doroteia Neves, representante do Empório Delícia, em Caculé, foi a primeira experiência na FIPAN. “Muita orientação e acompanhamento. Nas missões técnicas conheci novas técnicas, participei da feira onde conheci equipamentos e consegui novos contatos. Eu só tenho a agradecer essa oportunidade oferecida pelo Sebrae”, ressaltou Neves.
Ailton Barbosa, gerente da padaria Pão de Ouro, em Vitória da Conquista, também integrou a missão pela primeira vez. A experiência de estar em grupo com orientação do Sebrae foi diferente. “Espero ir mais vezes. Um nível de atenção e suporte incrível. Fomos guiados a conhecer técnicas inovadoras. As missões técnicas foram de muito aprendizado. Já retornei à empresa tratando de mudanças que podemos fazer para melhorar nossos negócios”, concluiu o gerente.