ASN BA Atualização
Compartilhe

Empresas atendidas pelo Programa Agente de Mercado participam da Feban

Encontros de negócios reúnem 14 empresas de sete municípios do Norte baiano e 40 possíveis compradores da região de Jacobina
Por Tamara Leal para ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

Nos dias 5 e 6 de setembro, empresas fornecedoras atendidas pelo Programa Agente de Mercado, do Sebrae Bahia, participam de Encontros de Negócios com 40 empresas (compradoras), durante a 14ª Feira Baiana de Negócios da Chapada Norte (Feban) que acontece, até o sábado (7), no Centro de Convenções da Faculdade Ages em Jacobina, Centro-Norte baiano.

O objetivo do Agentes de Mercado é, em uma área estratégica e organizada, permitir conexões e aproximações entre vendedores e potenciais compradores com a oportunidade de fechamento de negócios e aumentar o faturamento dos participantes do programa. Na Feban, a ação conta com 14 empresas fornecedores dos segmentos moda, alimento e bebidas, cosméticos e produtos de limpeza dos municípios de Juazeiro, Uauá, Filadélfia, Senhor do Bonfim, Tucano, Ipirá e Jacobina.

No primeiro dia de evento foram realizadas 45 reuniões de aproximação comercial com perspectivas de fechamento de negócios e futuras vendas. Foram sensibilizados 40 potenciais compradores de municípios da região de Jacobina. Para aumentar a chance de negociações, as empresas que participam da rodada de negócios estão expondo os seus produtos no ‘Empório Sebrae’, estande aberto ao público geral para visitação, degustação e comercialização.

Gestora estadual do Programa Agente de Mercado, Márcia Suede Motta acredita que participar da Feban tem uma grande importância para as pequenas empresas e indústrias atendidas pelo programa no estado da Bahia. “Essa é uma oportunidade de mostrarmos os produtos dos nossos clientes e a realização de negócios com grandes e médios varejistas (supermercados e lojas) de Jacobina e região. Além da realização de negócios B2B, há também a oportunidade, em outros momentos da feira, das vendas dos produtos expostos para o consumidor final”, destaca Márcia Suede.

De acordo com Paula Sousa, gerente da Nitzy Couro, indústria de bolsas e acessórios em couro do distrito de Tracupá, município de Tucano, as rodadas de negócios possibilitaram a abertura de canais de negociação e comunicação. “No primeiro dia de evento realizamos seis encontros e a nossa expectativa é grande já que, durante todas as conversas, pudemos perceber o interesse das empresas compradoras”, pontuou.

Já Joseval Cardoso, da empresa Codorna Forte do município de Filadélfia, considera a experiência positiva: “Conversamos com representantes de 10 empresas e temos a expectativa de, até o final da feira, consolidarmos muitos negócios. Além disso, estamos fazendo vendas aos consumidores finais”, disse.

Além da equipe do Sebrae Bahia e do Sebrae em Jacobina, participaram do Encontro de Negócios na Feban gestores do Sebrae das regionais de Vitória da Conquista, Juazeiro e Feira de Santana, que terão eventos semelhantes ao que acontece em Jacobina. “Até fecharmos o mês de setembro, faremos quatro encontros regionais levando essa mesma filosofia, propósito e foco de resultado, que é aumentar o faturamento das empresas e proporcionar que elas vendam os seus produtos para outras empresas que ainda não as conhecem”, finalizou Márcia Suede.

Antes da feira, o Sebrae Bahia com o apoio do Sebrae Jacobina mapeou o mercado regional e identificou possíveis compradores – supermercados, distribuidores, atacadistas -, que foram convidados para as rodadas de negócios. As empresas com interesse em fornecer os seus produtos participaram de capacitações com análise dos produtos, maturidade da empresa, processos internos, plano estratégico de vendas e de fornecimento, tabela de preço e negociações para atacadistas e varejistas.

Sobre a Feban

Com estrutura adequada para aliar negócios do primeiro, segundo e terceiro setores à educação e à tecnologia, com estandes, praça de alimentação e palco para apresentação cultural, a Feban objetiva evidenciar a força da economia do Centro-Norte baiano. O evento tem realização da Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija), com o apoio do Sebrae, Faceb e da Prefeitura de Jacobina (PMJ). A feira teve o patrocínio da Ages, Jacobina Mineração Pan American Silver, Senar, Desenbahia, Banco do Nordeste e Governo Federal.

Serviço

O quê: Encontros de Negócios do Sebrae
Quando: 5 e 6 de setembro, das 18h às 23h
Onde: Feban no Centro de Convenções da Faculdade Ages – BR 324, 701 Entrada: Gratuita