O Encontro CaféCultura Piatã reuniu investidores de todo o Brasil, consumidores, produtores de cafés especiais de diversas cidades da Bahia, além de moradores e visitantes da região. O evento, organizado pelo Sebrae, em parceria com a Prefeitura Municipal de Piatã, a Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã (COOPIATÃ) e com a Associação Origem Cafés de Piatã, contou com palestras, workshops, música ao vivo e estandes de vendas de cafés especiais, artesanatos e diversos produtos de pequenos produtores da Bahia.
Durante o encontro, realizado nos dias 25, 26 e 27 de abril, o professor do IFSul de Minas, Leandro Paiva, especialista em cafeicultura, ministrou uma palestra sobre pós-colheita, a empresária Karina Barreto, proprietária do restaurante Futuro Refeitório em São Paulo, ofereceu uma Workshop em Estratégia de Conteúdo para Instagram e os convidados, Otávio Linhares (4Beans), Clovis Althaus e Tiago Melo (Café do Mercado), Luiz Melo (Supernova Coffee) e Silvio Leite, participaram de uma mesa redonda com o tema “Compradores e Torrefadores de Café – O Diferencial da Chapada, que discutiu temas relevantes para o segmento.
Para a gestora de projeto do Sebrae em Seabra, Amanda Teixeira, o evento foi um momento de network. Segundo ela, os participantes puderam trocar experiências e fazer negócios com empresas de várias regiões. “Esse encontro foi um marco na região, pois conseguimos unir toda a cadeia produtiva do café. Com mais de 1.100 pessoas credenciadas e mais de 500 produtores de cafés da região, capacitamos e levamos inovação para esses pequenos produtores alavancarem seus negócios. Foi um verdadeiro sucesso”, pontuou a gestora.
A curadora e especialista em cafés, Mariana Proença, destacou a relevância do encontro e falou sobre a importância desse reconhecimento de pertencimento por parte dos visitantes e produtores locais.”O CaféCultura Piatã foi um marco de uma nova fase da cafeicultura da região, pois trouxe aos produtores de café o sentimento de pertencer àquele território de forma única e geradora de novas oportunidades”, afirmou.
“Os encontros, as visitas de campo, as palestras, as apresentações culturais, os workshops e os estandes foram essenciais para ampliar essa conexão entre eles e dessa maneira mostrar ao público visitante todo o potencial de Piatã. O saber fazer da região foi reconhecido, e com certeza nas próximas edições outros frutos serão colhidos dessa iniciativa pioneira”, concluiu Mariana.
O secretário de Turismo de Piatã, Ricardo Pina, destacou a importância da realização do evento e destacou a parceria do Sebrae com capacitações, orientações, consultorias especializadas e outras ações de fomento e apoio a cadeia produtiva do Café. “Já começamos fazendo essa grande interação, entre poder público, o Sebrae e os cafeicultores do nosso município, representados pela Coopiatã. O Sebrae deu suporte para realizarmos esse evento com toda a estrutura e tivemos resultados muito positivos para a nossa região. Levamos oficinas para dentro das escolas municipais, capacitações para produtores e rodadas de negócio com os especialistas e investidores. Superou totalmente as nossas expectativas. Foi um sucesso”, comemorou o secretário.
Adriana Moura, coordenadora de Agronegócio do Sebrae Bahia, reconheceu a importância do evento, e destacou a força do segmento produtivo do café para o desenvolvimento local e da região da Chapada Diamantina. “Participaram especialistas reconhecidos no segmento, produtores da região e outras regiões, agregando conhecimento, reconhecendo e valorizando a riqueza econômica e cultural de Piatã e da Chapada Diamantina. Os parceiros contribuíram para o sucesso do evento. Acredito que esse encontro só aumenta a responsabilidade e o compromisso com o desenvolvimento da região”, concluiu Adriana.