Feira de Santana foi palco de um importante encontro regional promovido pelo Sebrae, reunindo Agentes de Desenvolvimento e secretários de 25 municípios da região. Durante quatro dias de imersão, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre as funções e a relevância das Salas do Empreendedor, essenciais para o estímulo do desenvolvimento econômico local.
No primeiro dia do evento, os participantes foram calorosamente recebidos e puderam conhecer melhor a importância das Salas do Empreendedor como espaços de apoio e incentivo ao empreendedorismo. Em seguida, no segundo dia foi adotada uma abordagem prática sobre as vivências nas salas e aspectos da Lei Complementar 123/2006, que institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, fundamental para os pequenos negócios.
A apresentação do Sebrae foi um dos pontos altos do encontro, onde gestores de projetos e atendimento compartilharam suas experiências e a forma de atuação da instituição em prol do fortalecimento do ambiente de negócios. Foram discutidas políticas públicas e o papel da Unidade de Ambiente de Negócios, que esteve presente para apoiar o evento. A importância da qualificação das equipes de atendimento foi enfatizada, juntamente com propostas inovadoras e canais de interação com o Sebrae, proporcionando um suporte sólido aos agentes de desenvolvimento.
Sistema Foco
Para o futuro, foi detalhada a capacitação do Sistema Foco, ferramenta que o Sebrae implementará em 2025 para aprimorar o registro e o acompanhamento dos atendimentos realizados. O último dia do encontro foi dedicado a diálogos práticos sobre a utilização da plataforma GOV.BR para Microempreendedores Individuais (MEI), abordando temas como parcelamento e emissão de declarações, trazendo clareza e praticidade às rotinas dos
empreendedores.
“Este evento reforçou a relevância da troca de experiências e do aprendizado contínuo entre os profissionais do setor, evidenciando que, através da colaboração e capacitação, é possível transformar o ambiente de negócios e impulsionar o crescimento das iniciativas empreendedoras na região. O Encontro Regional do Sebrae é um passo significativo rumo ao fortalecimento da economia local, unindo esforços para construir um futuro mais próspero para todos os envolvidos”, avaliou Isailton Reis, gerente regional do Sebrae.