O 2º Encontro Baiano de Comunicadores, realizado na noite desta terça (9), no auditório da Federação das Indústrias do estado da Bahia (FIEB), em Salvador, reuniu profissionais da área para debater o tema “Comunicação com propósito”. O evento, que teve apoio da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e da FIEB, contou com as participações do jornalista Vanderson Nascimento, mediador do painel, do editor-chefe do Bahia Notícias, Fernando Duarte, da apresentadora da Record Bahia, Jéssica Smetak, do gerente de conteúdo da TV Aratu, Matheus Carvalho, e da apresentadora do jornal Nova Brasil Salvador, Patrícia Nobre.

Na abertura do encontro, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Bahia, Humberto Miranda, ressaltou o papel da imprensa no sentido de dar voz aos donos de micro e pequenas empresas, inclusive no interior. “É uma noite de celebração. A boa comunicação é parte da nossa missão. O Sebrae vem atuando para ampliar a comunicação e atua ao dar visibilidade aos comunicadores, também aqueles do interior do estado, que fazem um trabalho belíssimo, com tantas vidas e ações inspiradoras e que precisam ser divulgadas”, comentou.

Já o superintendente Jorge Khoury afirmou que o encontro reforça o reconhecimento do Sebrae ao jornalismo e aos profissionais de comunicação. “Este encontro tem sinergia com tudo aquilo que queremos e estamos fazendo. Para nós, que trabalhamos junto a um setor que representa 98% das empresas baianas, a imprensa contribuir para multiplicar nossas ações. Este momento é especial, porque estamos devolvendo o muito que vocês fazem pela economia do nosso estado”, enaltece.
O diretor Técnico, Franklin Santos, pontuou que ampliar a voz de empresários e empresárias é inspirar também o surgimento de novos empreendedores. “Estou feliz pelos 12 anos desse prêmio e é importante reconhecer os meios de comunicação pela cobertura e material produzido, contando as histórias dos empreendedores, a importância deles para o desenvolvimento do país, colocando seus sonhos, seu dinheiro, assumindo todos os riscos em prol de gerar riqueza, emprego e renda. A oportunidade de fazer este prêmio é destacar quem está nessa missão de levar as boas notícias e bons exemplos na imprensa”, destaca.

O jornalista e presidente da ABI, Ernesto Marques, foi homenageado com uma placa comemorativa. “Agradeço pela aliança inquebrantável entre ABI e Sebrae e fico feliz por este momento de reconhecimento do nosso trabalho. É uma felicidade a gente poder se reunir com as lideranças empresariais da Bahia. E sabemos que o trabalho desenvolvido pelo Sebrae é reconhecido por todos”, disse.

O presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, pontuou o evento como uma oportunidade de fazer a conexão entre as entidades empresariais. “Sabemos a responsabilidade que os comunicadores tem de divulgar temas que são importantes para a transformação social. Com o apoio da comunicação conseguimos encarar os desafios que nossa sociedade enfrenta”, concluiu.

O presidente do Sistema Comércio BA, Kelson Fernandes, celebrou o encontro, destacando a importância da iniciativa. “Nós sabemos da importância da imprensa para divulgar nosso trabalho e quero parabenizar o Sebrae pela realização desse evento”, acrescentou.
Comunicação com propósito
O painel principal propôs do encontro uma reflexão sobre o papel da comunicação na transformação social e no fortalecimento de valores para a sociedade. A ideia foi fomentar o diálogo entre profissionais e estimular práticas mais conscientes e engajadas com o desenvolvimento socioeconômico.
O jornalista Vanderson Nascimento afirma que quando os comunicadores e jornalistas que contam boas histórias são valorizados, todos são valorizados. “Valorizar essa profissão em uma noite especial com tanta gente boa e competente é muito importante. Ganham todos, ganha a sociedade, ganham os jornalistas. É lindo poder celebrar a comunicação e a sociedade”, conta.

Patrícia Nobre retornou às atividades depois de seis anos fora do jornalismo diário e celebrou o momento. “Estar no jornalismo diário faz parte do meu ser social, meu ser familiar, o que faz a Patrícia. Eu quero levar as informações às pessoas e saber que elas pensam se aquela informação traz algo importante. Eu quero que elas reflitam sobre as notícias que estão ouvindo. O meu propósito é este”, comentou.

Já Matheus Carvalho reforçou que o propósito é fundamental para exercer a atividade. “Se não for pelo propósito, vai ser para quê? O jornalismo diário permite que as pessoas possam ser protagonistas de suas histórias, que atualmente são contadas de formas cada vez mais múltiplas. O jornalismo mudou e a gente faz de uma maneira muito mais direta com o público”, citou.

Jéssica Smetak afirmou que o jornalismo tem uma função muito nobre e que é um instrumento de transformação social. “Fico muito alegre quando as pessoas na rua veem em mim uma esperança de ser ouvida e enxergada. Acredito que hoje meu propósito é servir”, explica.

Fernando Duarte apontou que o propósito primordial de quem atua na imprensa é transformar a sociedade. “Muitas pessoas não têm a possibilidade de falar com quem temos contato, como um governador, por exemplo. Então, eu sei que posso transformar a vida dessas pessoas através da profissão. Essa entrega que fazemos no dia a dia é com essa esperança de transformar a sociedade em um mundo melhor”, diz.

Após o encontro, foram anunciados os vencedores do Prêmio Sebrae de Jornalismo que neste ano recebeu mais de 150 inscrições em todo o estado. Os vencedores vão disputar a etapa nacional.


