Na tarde de domingo (19), ocorreu a premiação da etapa nacional do Desafio Jovem Empreendedor, do Sebrae, na etapa nacional, em Salvador. Equipes da Bahia, Sergipe e Minas Gerais ocuparam o primeiro lugar no pódio. A equipe “Três é Demais”, do Colégio Técnico Mário Barbon, em Pojuca, ganhou o primeiro lugar na categoria Ensino Médio Regular.
Presente ao evento para a entrega dos prêmios, o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, enalteceu o papel de professores, avaliadores, além das equipes participantes, pelo esforço ao longo do desafio. “A educação empreendedora é permanente. Quando trabalhamos junto a todos os níveis de ensino, incluindo as instituições públicas geridas pelos governos municipais e estadual, estamos disseminando a cultura empreendedora entre os estudantes. E esse processo torna todos vocês vencedores”, ressaltou.
O Desafio Jovem Empreendedor é um jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa, permitindo aos estudantes experimentar o universo empreendedor e desenvolver habilidades e competências. Nesta edição, houve a inscrição de 4.500 estudantes em 1.499 equipes formadas, sendo que 27 equipes chegaram à etapa final. O tema deste ano foi “Economia Criativa e Indústria Audiovisual” e as equipes tinham a responsabilidade de gerir uma produtora de audiovisual, além de produzir um curta.
Mesmo gerindo uma “produtora de audiovisual do zero”, a equipe “Três é Demais”, formada pelas estudantes Cailane Queiroz, Giulia Pereira e Ana Flávia Souza, do Colégio Técnico Mário Barbon, em Pojuca, superou os desafios e ganhou aprendizado, como explica Cailane Queiroz. “A união da equipe fez parte do aprendizado, além do conhecimento adquirido ao gerir uma empresa do zero. Fluímos muito bem, porque foi um tempo curto. No final, deu tudo certo”, relatou.
O professor mentor, Delmacir Ribeiro, que também conduziu nove equipes em duas escolas diferentes, expressa alegria na mentoria dos estudantes. “Foi uma experiência maravilhosa, particularmente, porque acompanhei uma escola estadual e uma escola filantrópica, da Bahia, e avançamos para a fase final. Foi gratificante saber do potencial que os/as estudantes têm, além da oportunidade de participar de uma atividade nesse formato”, disse.
O gestor do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae Bahia, José Soares, explicou que objetivo da iniciativa é preparar os jovens estudantes para a vida. “A nossa lógica da Educação Empreendedora é empoderar os/as estudantes. Fazemos isso por meio dos(as) professores(as), para que sejam protagonistas do seus próprios projeto de vida. O Desafio Jovem Empreendedor ajuda nessa perspectiva de trabalhar características e comportamentos empreendedores, no nosso caso, considerando a gestão de um negócio, uma produtora de audiovisual. Vimos aqui projetos criativos, e a criatividade é uma das soluções, é uma das competências que buscamos desenvolver na educação empreendedora”, explicou.
Equipes vencedoras
Ensino Médio Regular
1º lugar – Equipe Três é Demais (Bahia)
2º lugar – Equipe – Quebrando Barreiras (Sergipe)
3º lugar – Equipe – Caroá (Bahia)
Ensino Técnico/ Médio Profissionalizante
1º lugar – Equipe GEADL, (Sergipe)
2º lugar – Equipe CineIFL (Sergipe)
3º lugar – Equipe NML (Minas Gerais)
Ensino Superior
1º lugar Equipe Focus (Minas Gerais)
2º lugar- Equipe Everforward (Sergipe)
3º lugar – Equipe Engtech (Sergipe)
-