ASN BA
Compartilhe

Equipe Solvers vence Hacka4ll com solução para diversidade no universo do trabalho

Final da maratona reuniu equipes com projetos diversos que buscam resolver questões sociais com uso de tecnologia e inovação
Por Rosana Silva
ASN BA
Compartilhe

Na noite de domingo (19), na sede do Sebrae Bahia, aconteceu a etapa final do Hacka4ll com o demoday. A iniciativa tem o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida, bem-estar e produtividade no ambiente de trabalho, além de impactar de forma positiva o mundo com a ação de grupos menos representados por meio da inovação e tecnologia. O Hacka4ll é uma realização do Sebrae Startup, Hub40+ e Rede+.

De 17 a 19 de maio, 12 equipes – compostas por pessoas com características e especialidades diversas – estiveram reunidas numa imersão que durou 48 horas com palestras, mentoria com especialistas, dinâmicas, com base no tema “Diversidade e Inclusão no Mercado de Trabalho”. A partir disso, as equipes precisavam encontrar as soluções para os seguintes desafios postos:

  • Falta de visibilidade de dados estruturados e completos sobre diversidade no mundo do trabalho;
  • Falta de conscientização e a capacitação sobre inclusão e diversidade nas organizações, oportunizando maior acesso às posições de liderança;
  • Falta de estímulo para o desenvolvimento de produtos e serviços e oportunidades de negócios baseados em diversidade.

Diante do desafio colocado, as 12 equipes fizeram o demoday com as soluções tecnológicas e inovadoras criadas com base nos conteúdos adquiridos na mentoria, como também nas experiências de vida. Plataforma de emprego e qualificação para PCD, plataforma de capacitação para inserir mulheres negras no mercado de trabalho, capacitação para pessoas acima dos 40 anos foram alguns dos produtos apresentados.

A equipe Solvers, que conquistou o primeiro lugar, apresentou a plataforma Anama. Na apresentação, a equipe apontou que travestis não são contratadas pelo mercado privado, mas que esse mercado pode ganhar com o investimento na diversidade. Assim, os integrantes indicaram como solução oferecer para esse público um diagnóstico empresarial de diversidade e inclusão, uma rede de anonimato para relatos e plano de carreira.

Integrante da equipe Solvers, a estudante e integrante da Comissão de Diversidade da OAB Bahia, Ylá Williane, contou sobre o aprendizado conquistado no trabalho em grupo. “A gente conseguiria interseccionalizar uma dor que é minha, é nossa e precisamos pensar nisso de uma forma só. Para mim, esse foi o meu maior ponto que eu tentei chegar, porque não é só o meu mundo pessoal, todos nós precisamos estar nessa união, construindo juntos. Acho que esse foi nosso ponto forte”, ressaltou

O coordenador de Negócios Inovadores do Sebrae Bahia, Tauan Reis, acompanhou toda a mentoria e falou sobre o nível de interesse e engajamento dos grupos. “Selecionamos um grupo muito bom, qualificado e entende muito sobre o tema da diversidade e inclusão. Eles estão inseridos dentro desses grupos diversos e sabem do seu papel nesses espaços. Isso é muito importante, porque traz legitimidade, uma força muito grande para o trabalho em si. Portanto, podemos ter resultados mais qualificados”, explicou.

Equipes vencedoras:

1º Lugar – Equipe Solvers (Anima)
Plataforma que oferece diagnóstico de diversidade da empresa, porque o não investimento em diversidade traz prejuízo. Produto visa sanar problema de empresa que já investe em diversidade e tenha mais eficiência neste investimento.

2º Lugar – Equipe PP Diverso
Diante da falta de dados estruturados sobre diversidade e o impacto que causa nos escritórios de advocacia de massa, plataforma oferece a solução de produzir indicadores de diversidade, sugestões e insights na IA generativa com diagnósticos, a fim de fornecer dados para que o escritório de advocacia possa tratar a diversidade.

3º Lugar – Equipe Axé Inova (ACCESS D)
A Plataforma que liga PCD com qualificação a empresas com vagas que não conseguem chegar neste público.