A agenda das Reuniões Itinerantes do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Bahia seguiu, nesta quarta-feira (19), com o momento de escuta territorial, reunindo lideranças empresariais, representantes do poder público e instituições para discutir desafios e potencialidades dos pequenos negócios da região. A ação reforçou parcerias entre o Sebrae Bahia, o setor produtivo e o poder público durante a programação do CDE em Juazeiro.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, destacou a importância do diálogo direto com o setor produtivo. “Neste momento os empresários podem falar diretamente ao Conselho do Sebrae sobre suas expectativas em relação à atuação da instituição. Também é uma oportunidade para que apresentem demandas da indústria, do comércio, da agricultura e até dos bancos, sejam sugestões, reivindicações ou críticas”.

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, ressaltou os impactos positivos da aproximação institucional. “Essa aproximação é positiva para Juazeiro, para a região e, principalmente, para as micro e pequenas empresas, pois fortalece o trabalho da diretoria e da área executiva do Sebrae, gerando emprego e riqueza para o Vale do São Francisco”.

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, também reforçou o papel estratégico da parceria. “Juazeiro está sendo abraçada pelo Sebrae, e nós devolvemos esse abraço com empenho e dedicação. Os empreendedores do Vale do São Francisco, especialmente de Juazeiro, recebem esse apoio com entusiasmo. Quero reafirmar que Juazeiro está aqui para contribuir, para desenvolver cada vez mais a nossa economia, fortalecer o Brasil e, sobretudo, impulsionar o crescimento da nossa cidade”.

Durante a escuta, o gerente regional do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, ciceroneou os convidados e intermediou o encontro que reuniu empresários de diferentes segmentos.
O presidente do Sindlojas de Juazeiro e empresário dono da Felix Cnfecções, Carlos Neiva, ressaltou a relevância da presença dos conselheiros. “A presença do Conselho Deliberativo do Sebrae, ao lado do superintendente Jorge Khoury e sua diretoria é uma demonstração clara de quanto o Sebrae compreende a dimensão e a magnitude de Juazeiro em um cenário de desenvolvimento econômico. Discutir com pessoas desse nível é um privilégio para todos nós”.
O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ) e dono da Falcão Capital e Investimento, George Falcão, destacou o ambiente colaborativo. “Os gestores aqui escutam as nossas demandas, desafios e projetos e, juntos, encontramos caminhos para em breve espaço de tempo viabilizar o desenvolvimento econômico da nossa cidade e de toda a região do Vale do São Francisco”.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro, o agrônomo Josival Barbosa, ressaltou o ineditismo do encontro. “Considero de muita relevância a iniciativa do Sebrae em promover pela primeira vez em nossa cidade, uma reunião do seu Conselho Deliberativo, formado por representantes de entidades que têm em comum o poder de encaminhar soluções para muitos dos problemas do nosso território”.
Encerrando a programação, dirigentes e conselheiros participarão, na noite desta quarta-feira (19), da abertura do Grand Petit Terroir, que segue até o dia 22 e é uma iniciativa pioneira do Sebrae Bahia em parceria com a Prefeitura de Juazeiro.

