O pequeno Diego Vasconcellos tem apenas seis anos de idade, mas uma curiosidade gigante pelos fenômenos da existência humana. Ele foi um dos primeiros a chegar ao Espaço Colabore, na manhã deste sábado (26), no Parque da Cidade, em Salvador, para explorar a 2ª edição do projeto Física Fora da Caixinha, realizado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), em parceria com o Sebrae. “Eu achei mais legal quando o isopor, que era grandão, foi desmanchando na água e ficou pequenininho”, relatou o garoto, após passar pelo Espaço Kids, um dos 30 stands montados no local.
Ele veio acompanhado da irmã mais nova e dos pais, Felipe Vasconcellos, 39, e Manuella Araújo, 38. Arquiteta e professora universitária, a mamãe de Diego se mostrou muito feliz com a iniciativa. “Achei incrível porque ela traz para o nosso dia-a-dia, através da demonstração de experimentos, a física que está presente e que muitas vezes a gente não consegue enxergar. Então, é fantástico mostrar aplicações da física, explicando porque as coisas acontecem, e como elas acontecem, utilizando uma linguagem simples e acessível a todos”, ressaltou.
A feira reuniu mais de 150 discentes e docentes de diversos cursos universitários e cerca de 300 visitantes. Estudantes das disciplinas de física geral apresentaram experimentos e exposições científicas ao público em linguagem acessível, visual e criativa. Luca Barboza é monitor do curso de Estatística da Ufba e está no 4º semestre. “A nossa proposta foi apresentar uma matemática de maneira mais lúdica. Isso é muito importante porque a galera acha que matemática é uma coisa muito difícil, e isso afasta as pessoas mais jovens desse conhecimento. Nós queremos aproximar o público da matemática porque ela está diretamente em nossas rotinas”, destacou.
O evento, que aconteceu na sexta-feira (26) e no sábado (27), teve o objetivo de fomentar a educação empreendedora, envolvendo diversos atores da sociedade: empreendedores e potenciais empreendedores, estudantes, universidades e a comunidade do entorno. Embaixadora da Educação Empreendedora do Sebrae em Salvador, Dilene Pilé destacou a importância do evento. “A educação empreendedora vem justamente para transformar. Então, a gente fazer parte desse projeto, mais do que importante, é necessário, porque ele engloba inovação, criatividade e impacto social, trazendo a universidade para o público”, afirmou
O projeto “Física Fora da Caixinha” é uma ação de extensão universitária que populariza a ciência através de uma abordagem inovadora, articulando física, arte, matemática, filosofia da ciência e comunicação. O projeto oferece uma experiência interativa, conectando o saber acadêmico ao cotidiano, e levando a ciência para além dos muros da universidade. O evento foi gratuito e aberto ao público, com foco especial na participação de escolas públicas, professores da rede básica, famílias e empreendedores locais.

