Uma manhã destinada à capacitações, palestras, mentorias e muita inovação: assim foi o Startup Day em Vitória da Conquista. As ações do movimento nacional aconteceram no último sábado, 22, no Hub Conquista, e reuniram empreendedores nas mais diversas fases de execução das startups.
O Startup Day é um evento idealizado pelo Sebrae Startups e cocriado com o ecossistema de inovação que acontece, simultaneamente, em todo o Brasil. Das 11 edições do evento, Vitória da Conquista integrou 8 delas. Nesta edição foram abordadas estratégias de captação de recursos para esses negócios. Na Bahia, o evento foi realizado numa parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI).

Para a orientadora de negócios do Sebrae, Priscila Gomes, o Startup Day trouxe um tema fundamental para startups em qualquer fase de execução. “Mais uma vez fazemos parte desse calendário e esse ano trazendo um tema importante para as startups, que é como captar recursos para aplicar nos projetos. Seja para quem está na fase da ideação descobrir quais tipos de recursos é possível acessar, seja para quem está na fase de escalar e tracionar a startup. Dessa forma é possível estimular que os projetos saiam do papel e ganhem forma e mercado”, disse a orientadora.
Quem teve acesso aos conteúdos apresentados foi a empreendedora Maine Lima, que ganhou uma injeção de ânimo. “Foi bem interessante para ampliar os horizontes, ainda mais para quem empreende sozinha, que é o meu caso. Muitas vezes ficamos ali no casulo, sem muito contato com pessoas. Aqui estamos em um ambiente com quem já passou pelo processo, com uma visão mais ampla, abre muito a mente”, ressaltou.
Além das estratégias apresentadas nas palestras foram oferecidas mentorias individualizadas em parceria com o Hub Conquista. Para o Presidente do Hub Conquista, Érico Rodrigues, cada passo, cada evento, consolida o ecossistema de inovação local. “Eu estive presente desde o primeiro Startup Day aqui em Vitória da Conquista, antes mesmo do Hub acontecer. Tenho visto a ampliação tanto do público quanto o amadurecimento das pessoas que têm participado. Lá no primeiro víamos as pessoas com ideias, oito anos depois vemos negócios se consolidando, rodando, tracionando, alguns já maiores, com equipes grandes. Percebo a importância desses eventos para criar conexões que geram negócios”, ressaltou o Rodrigues.

Além de todo conteúdo compartilhado, o Startup Day em Vitória da Conquista reservou uma surpresa especial: foi apresentado o primeiro fundo de investimentos regional, o He Venture. O CEO do grupo, Helder Araújo Souza, destacou a busca pela valorização dos negócios regionais.
“O edital foi lançado dia 20, e estamos aqui dois dias depois para apresentá-lo aos participantes do evento, um casamento perfeito. O fundo nasceu para apoiar e impulsionar empresas regionais. E esse fundo entra não só com o aporte de capital, mas, também com o Smart Money, o apoio na gestão, a rede de contatos e o principal, usarmos a nossa sinergia com a nossa base de clientes, que é bem extensa. O objetivo é usar toda a nossa expertise de mercado de negócios para fazer empresas crescerem”, concluiu o CEO.

