ASN BA
Compartilhe

Estudo de Mercado e Plano de Negócios são ferramentas fundamentais para quem pretende abrir um negócio

Sebrae ensina o passo a passo para realizar o planejamento do negócio; ferramentas são digitais e gratuitas
Por Tamara Leal para a ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

Que o Brasil é considerado um dos países mais empreendedores do mundo, a gente já sabe. Estamos no Top 3, que inclui Uganda, Tailândia e Brasil, com taxas de empreendedorismo de 28,1%, 16,7% e 13,8%, respectivamente. No entanto, de acordo com dados do Sebrae muitas empresas não conseguem sobreviver e fecham as portas nos primeiros anos de vida (dados abaixo).

Falta de estudo de mercado, atuar na informalidade, não se capacitar, empreender sem o plano de negócio e desorganização financeira, são erros comuns que resultam no fechamento de milhares de pequenos negócios em todo o país. Um bom Estudo de Mercado, seguido por um Plano de Negócio bem executado são indispensáveis para quem pretende abrir e manter com longevidade e prosperidade o seu negócio.

De acordo com a gestora do Sebrae em Jacobina, Andreza Andrade, o planejamento adequado e estruturado é indispensável para a abertura da empresa e em todas as fases do negócio. “O Sebrae disponibiliza uma grande quantidade de capacitações para aqueles que pretendem empreender, façam com segurança. Além das soluções presenciais, a entidade oferece cursos online, e-Books, planilhas, vídeos, consultorias e uma série de ferramentas que ajudam a empreender com confiança e bons resultados”, destacou Andreza.

E para ajudar o empreendedor com essas tarefas, o Sebrae disponibiliza digital e gratuito, artigo e e-Book ‘Estudo de mercado: por que devo investir nesta ferramenta? no link O que é e qual a finalidade do estudo de mercado? | Portal de Atendimento do SEBRAE . Já o passo a passo de como fazer um Plano de Negócio, com ferramentas e informações sobre Simulador de Resultados, Segmentação de Mercado, Análise de Concorrência, dentre outros, é acessado pelo link Plano de Negócios: o que é, como fazer e modelo do Sebrae – Sebrae.“Empreender é desejo de muitos brasileiros, inclusive abrir o próprio negócio é uma das ‘promessas’ recorrentes de fim de ano de milhares de pessoas. Para quem quer começar 2026 com o negócio próprio, aconselhamos conhecer as ferramentas do Sebrae e colocar em prática todos os ensinamentos”, finalizou a gestora do Sebrae, Andreza Andrade.

Sobrevivência das empresas no Brasil

Os microempreendedores individuais (MEIs) têm a maior taxa de mortalidade entre os Pequenos Negócios, 29% fecham após cinco anos de atividade. Já as Microempresas (MEs) têm taxa de mortalidade intermediária entre os Pequenos Negócios, 21,6% fecham após cinco anos de atividade. As Empresas de Pequeno Porte (EPPs) têm a menor taxa de mortalidade entre os Pequenos Negócios, 17% fecham após cinco anos de atividade.

Atendimento presencial

Outras informações sobre as soluções da entidade voltadas para quem quer abrir um negócio podem ser obtidas no Sebrae em Jacobina, na Avenida Orlando Oliveira Pires, nº 871, Centro, ou pelos telefones (74) 3621-4342 ou (74) 99961 – 2550. Os interessados também poderão fazer contato com a Agência Sebrae Senhor do Bonfim, na Rua Benjamin Constant, nº 12, Centro, ou pelo telefone (74) 3541-3046. Também é possível buscar ajuda pela Central de Atendimento do Sebrae, pelo 0800 570 0800.