ASN BA Atualização
Compartilhe

Etapa nacional do Desafio Jovem Empreendedor reúne equipes da Bahia, Minas Gerais e Sergipe

Noite premiou equipes estaduais como forma de homenagear estudantes e professores mentores presentes na etapa final
Por Rosana Silva
ASN BA Atualização
Compartilhe

A etapa nacional do Desafio Jovem Empreendedor foi iniciada em Salvador. Na noite de sexta-feira (17), as equipes estaduais do ensino médio regular, ensino técnico/ensino médio profissionalizante e ensino superior de Sergipe, Minas Gerais e Bahia se encontraram no Hotel Quality, onde acontece, até domingo (19) a etapa final do desafio.

Nesta edição, foram 4.500 estudantes inscritos, com a formação de 1.499 equipes, chegando na final nacional 27 equipes. O Desafio Jovem Empreendedor é um jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa, permitindo aos estudantes experimentar o universo empreendedor e desenvolver habilidades e competências. Neste ano, o tema é “Economia Criativa e Indústria Audiovisual” e as equipes têm a tarefa de gerir uma produtora e desenvolver um curta-metragem, que será apresentado na final.

Para abrir a noite, José Soares, deu boas-vindas e parabenizou as equipes participantes. A gestora do Projeto de Educação Empreendedora do Sebrae Bahia, Ana Luci Des Graviers, também deu boas-vindas aos presentes. “Quando falamos de jovens, quando falamos de educação empreendedora, é para resolver problemas, impactar e fazer acontecer. Desejo boa sorte, se concentrem e sejam criativos”, pontuou.

A gerente da Unidade de Ambientes e Negócios do Sebrae Bahia, Janaina Neves falou da alegria de promover a interação entre os estados. “Acreditamos no poder transformador do empreendedorismo, principalmente, na área da educação. Acreditamos que, por meio de uma educação que possibilita a transformação do território, da realidade e da vida, conseguimos de fato fazer a diferença. E nós acreditamos na força de vocês”, pontuou.

A coordenadora Nacional de Economia Criativa do Sebrae, Denise Marques, incentivou os jovens e destacou sobre as possibilidades de empreender. “Saibam que 61% das pessoas que empreendem são por oportunidade e o mercado de economia criativa, que vocês estão trabalhando, está no topo. Então, quando saírem daqui, vão empreender. De repente, esse projeto que vocês começaram aqui pode ser o início”, ressaltou.

Premiação estadual

A analista de Educação Empreendedora no Sebrae Minas Gerais, Jessica Oliveira, que está à frente do Desafio Jovem Empreendedor, desde 2022, e realiza a quinta edição em Salvador. “Fizemos as duas primeiras edições em Minas Gerais e, a partir da terceira, começamos a convidar estados parceiros para participar conosco, porque é uma ação muito efetiva e muito bem aceita pelos estudantes”.

Jessica convidou as equipes e deu medalhas de primeiro, segundo e terceiro lugar as equipes do ensino médio regular, ensino técnico/ ensino médio profissionalizante e ensino superior, ressaltando que “todos são”.
Para a estudante do Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus Aracaju, em Sergipe, Giovana Lima, a experiência de estar presente já é uma vitória. “Esse desafio, principalmente, para estudantes que estão agora no terceiro ano, que ainda não sabem o que querem ser, o que fazer da faculdade, pode influenciar a gente, mostrar um novo caminho que a gente nunca tinha visto antes”, conta.

A professora Elisangela Rocha explica que a experiência que os estudantes do IFS podem tirar do desafio foi a motivação principal para acompanhá-los. A ideia principal é que eles experimentem o autoconhecimento, reconheçam as potencialidades e vejam até onde podem chegar”.

Estimular as habilidades e competências dos estudantes também foi um dos motivos que fez o professor Saulo Rocha, do Colégio CRA Alfenas, em Minas Gerais, acompanhá-los. “O que me motivou a aceitar ser o mentor deles foi a clareza e a certeza deles de empreender e buscar sempre o novo. Faço com que os alunos, do ensino médio, tenham uma amplitude sociocultural ampla dos conteúdos que aprendem na escola”, explica.

A estudante do colégio CRA Alfenas, Ana Guimarães, está ansiosa com o desafio, mas pretende entregar um bom produto final. “É uma experiência totalmente nova para mim, porque nunca tive um desafio assim, participando presencialmente. E espero que a gente consiga fazer uma coisa boa no final”, comenta.

Já o estudante Felipe Oliveira, do Senai Cimatec, em Salvador, fala que o trabalho em equipe será importante para o resultado. “Os membros da equipe se completam também. A gente consegue fazer um trabalho bem legal, acho que até isso permitiu que estivéssemos nesta etapa”.

A professora do Senai Cimatec, Sara Lins, está animada com os estudantes na etapa final e enxerga isso como resultado do trabalho realizado. “Estou bastante feliz, pois percebo que é o resultado de um investimento que a gente já tem feito no sentido de criar uma cultura empreendedora para os alunos. Então, estou muito feliz com o fato deles terem ganhado no posto estadual”, conta.

Equipes Estaduais

Ensino Médio Regular (Bahia)
1º lugar – Equipe Três é demais Bahia
2º lugar – Equipe Tri Logos, Bahia
3º lugar – Equipe Caroá, Bahia

Ensino Médio Regular (Minas Gerais)
1º lugar – Equipe Gaviões AlphaX GAX
2º lugar – Equipe Fenix (Desistente)
3º lugar – Equipe Sticher

Ensino Médio Regular (Sergipe)
1º lugar – Equipe Visionários
2º lugar – Equipe Quebrando as Barreiras
3º lugar – Equipe As Destemidas

Ensino Técnico/ Médio Profissionalizante (Bahia)
1º lugar – Equipe Imatech Ludovica
2º lugar – Equipe Raio de Sol
3º lugar – Equipe RKG

Ensino Técnico/ Médio Profissionalizante (Minas Gerais)
1º lugar – Equipe Grupo NML
2º lugar – Equipe Next Step
3º lugar – Equipe Impacto empreendedor

Ensino Técnico/ Médio Profissionalizante (Sergipe)
1º lugar – CineFS Studios
2º lugar- Geald
3º lugar – Equipe PinkChock

Ensino Superior (Bahia)
1º lugar – Equipe – Estrategista de Lucro
2º lugar – Equipe Equipe Excelência
3º lugar – Equipe Legião

Ensino Superior (Minas gerais)
1º lugar Equipe Lyon
2º lugar- Equipe Focus
3º lugar – Equipe Bora

Ensino Superior (Sergipe)
1º lugar – Engtech
2º lugar – Everforward
3º lugar – DThree