ASN BA
Compartilhe

Evento atrai produtores e consumidores de café em Vitória da Conquista

Conexões Cafés da Bahia discutiu aspectos importantes da cadeia produtiva dos cafés especiais, da semente à xícara
Por Nayla Gusmão
ASN BA
Compartilhe

Cafés especiais, produção local, trocas de experiências, degustação, visitas guiadas. Tudo isso fez parte da primeira edição do evento Conexões Cafés da Bahia, realizado em Vitória da Conquista de 26 a 28 de maio no Boulevard Shopping e em fazendas da região.

O evento gratuito reuniu produtores de café de diversos municípios e outros estados e discutiu aspectos importantes sobre essa produção, da semente à xícara. Agricultores e consumidores que foram até o espaço puderam degustar cafés especiais da região em uma cafeteria educativa e ainda conhecer as obras da artista plástica Valéria Vidigal, que retrata o dia a dia da cafeicultura.

A analista técnica do Sebrae em Brumado, Mônica Rizério, conta que a ideia do evento surgiu de uma inquietação, após a Semana Internacional do Café de 2022, sobre a necessidade dos consumidores ampliarem o conhecimento acerca dos cafés de especialidade produzidos na região, conectar pessoas e fortalecer a produção local. Foi quando um produtor apresentou o projeto do evento e o Sebrae abraçou. “O evento cumpriu sua missão de conectar e discutir e tenho certeza que esse é só o primeiro de muitos outros que virão”, lembrou a analista.

O produtor Vinicius Lima, especialista em café, foi quem planejou o evento. Para ele, a região que tem uma história de mais de cinco décadas de produção de cafés, precisa tornar mais constante a discussão acerca dessa cultura. “A ideia do evento foi justamente fazer conexões, juntar especialistas de vários lugares do Brasil para levar para o produtor dicas práticas para a produção e também criar um ambiente favorável para que a gente fale mais de café. O consumidor final também pôde experimentar mais os cafés em nossa cafeteria educativa”, disse o especialista.

Renato Rodrigues tem 29 anos e foi um dos produtores convidados para participar do evento. Sua produção é de Piatã, na Chapada Diamantina, e ele destacou a importância da valorização do trabalho na lavoura. “Além do trabalho na roça, com o apoio de diversas pessoas eu estou em outras frentes. Participar de um evento como esse, trocando experiências e conhecendo os elos que esse mundo da cafeicultura traz é muito importante”, destacou o produtor.

A professora Sandra Elisabeth, que teve oportunidade de acessar oe vento, destacou a diversidade presente na iniciativa. “É uma oportunidade de conhecer diferentes cafés, não só do Planalto da Conquista, e também ter acesso a palestrantes, conhecer compradores de café, o pessoal que torra, que prepara o café”, concluiu a professora.