ASN BA
Compartilhe

Evento da CNI e Sebrae discute inovação e sustentabilidade no Portal do Sertão

Jornada Nacional de Inovação da Indústria fortalece ecossistema local durante realização na UEFS
Por Juliana Vital para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

Foi realizada na segunda-feira (22) a Jornada Nacional de Inovação da Indústria, iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Sebrae Nacional, que reuniu agentes do ecossistema de inovação no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O evento funcionou como catalisador de conexões entre empresários, startups, acadêmicos, pesquisadores e representantes do poder público da região do Portal do Sertão.

A programação foi desenvolvida para incentivar ideias inovadoras locais e discutir os desafios específicos do território, com foco em parcerias que possam transformar ideias em soluções concretas para o setor produtivo. Entre os participantes estiveram presentes conselheiros do Sebrae e da FIEB como Carlos Cohim, João Batista e Edson Nogueira.

“O Sebrae manteve a gestão da inovação como eixo estratégico, com programas específicos para pequenas empresas industriais. Chegamos a subsidiar até 70% em consultorias especializadas, focando tanto em melhorias tecnológicas quanto na inovação dos processos de gestão”, explicou Isailton Reis, gerente regional do Sebrae. Ainda segundo o gerente, essa jornada coloca Feira de Santana no radar da inovação para o país

Ele complementou: “Esta jornada posicionou Feira de Santana no radar nacional da inovação, permitindo que nossos empresários acessem conhecimentos que aceleram sua competitividade”.

O coordenador do Ecossistema de Inovação de Feira de Santana e representante da Inova UEFS, Angelo Loula, destacou a importância do trabalho em rede. “O sucesso do nosso ecossistema está na disposição de trabalhar juntos – UEFS, FIEB, Senai e poder público unidos em prol do coletivo. Eventos como este mostram a nossa capacidade de realizar objetivos maiores quando compartilhamos espaços e conhecimentos”.

A Jornada contou com correalização do Sistema FIEB (SESI, SENAI, IEL), Sebrae Bahia, Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI BA), Inova Feira, UEFS e Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Feira de Santana. O evento marcou um avanço na articulação do ecossistema de inovação regional.