Empresários, gestores e profissionais da área de Recursos Humanos se reuniram nos dias 9 e 10 de julho, respectivamente em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, durante o IV Encontro de Líderes de Recursos Humanos do Oeste da Bahia. O evento, promovido pelo Sebrae, teve como foco a liderança com propósito, visão e consciência, destacando a importância da gestão emocional no ambiente corporativo e seu impacto direto nos resultados das empresas.

Para o gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, a receptividade e o envolvimento dos participantes demonstraram a relevância do tema abordado. “Eu avalio de maneira muito positiva. A gente percebeu o interesse dos empresários em participar. Tivemos vários insights, momentos ricos para troca de experiências e também novidades que ajudam a potencializar o que temos de mais importante nas empresas, que são as pessoas, e, a partir do momento em que um empresário, empreendedor, supervisor ou gestor de RH vem para um encontro como esse, ele demonstra autorresponsabilidade em buscar aperfeiçoamento”, destacou Emerson Cardoso.
O ponto alto da programação foi a palestra do neurocientista, professor e empresário André Davim, que trouxe à tona dados de estudos realizados por instituições como Harvard, apontando que colaboradores felizes são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e até 300% mais inovadores. Ele também alertou que 42% das empresas brasileiras sofrem com a falta de liderança eficaz — um problema que, segundo ele, pode levar ao colapso organizacional. “Contratamos pelo currículo, mas demitimos pelo comportamento”, destacou.
Durante sua fala, Davim apresentou os cinco pilares da liderança moderna: autogestão, engajamento, amabilidade, abertura ao novo e inteligência emocional. Para o especialista, liderar é gerar influência positiva, e não exercer autoridade. Ele explicou que um bom líder atrai seguidores voluntários, não subordinados obrigados, provocando reflexões sobre o papel das lideranças no sucesso ou fracasso dos negócios.

Além do conteúdo técnico, o evento proporcionou aos participantes a troca de experiências, ampliação da rede de contatos e a reafirmação de que liderar pessoas com empatia e consciência é uma estratégia essencial para o crescimento sustentável das organizações. “Foi uma palestra inspiradora e muito prática. Trouxe ferramentas que podemos aplicar no dia a dia com nossas equipes”, Kemely Santos de Jesus, analista de Recursos Humanos em Barreiras.
Outra participante foi a empresária Luciana Carneiro Souza, que avaliou o evento como extremamente positivo. Ao comentar a fala do palestrante sobre felicidade no ambiente de trabalho, ela concordou que isso impacta diretamente nos resultados. “Eu já concordo com isso. Tanto que, quando eu chego na empresa, eu olho pro funcionário e já vejo no rosto dele: cadê o sorriso?, a gente tem que estar feliz, com o ambiente onde está. Não importa onde você esteja – na sua casa, no trabalho – você tem que estar feliz, porque é aí que você vai dar o seu máximo”, disse.
Já o médico Osório Amorim disse que, apesar de não atuar diretamente no setor de recursos humanos da clínica, percebeu a importância de sua presença no evento. “Esse treinamento vem colocar técnicas da neurociência, que é um ramo da medicina nos comportamentos dos gestores e líderes das empresas. A proposta é fazer com que os líderes consigam ter uma melhor gestão dos seus funcionários”, explicou o médico.

O evento trouxe à tona reflexões fundamentais para a modernização do setor de recursos humanos, especialmente em empresas que ainda não possuem uma estrutura formalizada na área. O analista técnico do Sebrae em Barreiras, Carlos Cayres destacou a importância da temática abordada. “A gente vê que hoje o líder realmente tem que saber liderar. Ele tem que utilizar técnicas, treinar seus líderes e, principalmente, saber escolher quem são esses líderes. Ficou claro que, se um gestor não souber escolher um planejador, a empresa dele realmente não vai para frente. Os participantes saíram do evento mais preparados para aplicar mudanças significativas em seus negócios. Eles saem daqui mais determinados para trabalhar melhor sua gestão”, completou.

