O município de Seabra recebeu, no dia 19 de setembro, a Expo Delas, um evento criado para celebrar, fortalecer e dar visibilidade ao empreendedorismo feminino na Chapada Diamantina. A iniciativa foi idealizada e correalizada pelo Sebrae, com o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) e a Associação Comercial de Seabra (ACISE), reunindo 40 expositoras, dentre elas pequenas empresárias, produtoras rurais, mulheres quilombolas e indígenas.
O evento foi patrocinado pela Prefeitura Municipal de Seabra e apoiado do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Universidade do Estado da Bahia (Uneb), por meio do projeto permanente da Feira Agroecológica.

As atividades simultâneas incluíram cursos de marketing digital, atendimento ao cliente e panificação, promovidos pelo Senac. Houve, ainda, sensibilização para doação de sangue e oferta gratuita de plantas e mudas de árvores. Segundo o gestor de projetos do Sebrae em Seabra, Edvan Lessa, além de estimular a troca de experiências, o evento ofereceu ferramentas práticas para que as empreendedoras aprimorem suas habilidades de gestão e expandam seus negócios.
“Empreendedoras na cidade e no campo saíram da Expo Delas mais fortalecidas, com novas ideias e contatos para transformar sua realidade empreendedora. Diversas empresárias atendidas pelo Sebrae foram expositoras, outras facilitadoras e algumas delas prestigiaram a feira como visitantes. Foi um momento de muito aprendizado, onde mais de 1.500 pessoas passaram pelo evento”, destacou.
Antes da feira, houve um treinamento promovido em parceria com a gestora do Programa Plural na Regional Salvador e Região Metropolitana, Taiane Almeida, para promover boas práticas durante a Expo Delas. Para a presidente do CMEC Seabra, Rose Castro, o evento foi uma vitrine importante para apresentar o protagonismo feminino nos mais diferentes segmentos do empreendedorismo local.

“Mulheres de diferentes origens, idades e setores participaram da programação, com destaque para aquelas que atuam no campo, na agroindústria, na moda e em serviços. A proposta também incluiu a presença de jovens empreendedoras, reforçando a ideia de que o futuro dos negócios da região passa pelo protagonismo feminino. Foi um sucesso, tanto presencialmente como nas redes sociais, onde nosso Instagram teve mais de 200 mil visualizações”, afirmou Rose.
O Sebrae promoveu uma palestra para mulheres quilombolas da comunidade do Capão das Gamelas, zona rural de Seabra, e houve talk-show sobre desafios do empreendedorismo feminino. Para a empreendedora Tatiane Alcântara, da Mama Bee Biscoitos, de Seabra, o espaço abriu novas oportunidades de negócios e ajudou a criar conexões com fornecedores e novos clientes.
“O evento foi um espaço importante onde pudemos comercializar nossos produtos, conhecer pessoas e apresentar nossa marca. O que me chamou mais a atenção foi a organização, o cuidado com o expositor e o movimento que teve. Vendi tudo que eu levei. Foi realmente muito bom”, afirmou a empreendedora.
Já a empreendedora Hiandra Rodriguez, da empresa Girassol Net, do Vale do Capão, a Expo Delas foi mais do que uma feira, foi um movimento de incentivo para as mulheres empreendedoras. “Vivi momentos incríveis, com mulheres que são reais e que precisam ser olhadas, oportunizadas. A Expo Delas foi esse lugar. Tirou a gente da zona de conforto, e nos colocou em lugar de protagonismo. Precisamos ter mais eventos como esse, para dar oportunidade para essas mulheres que são empreendedoras e precisam divulgar seu trabalho, vender e aprimorar o que já fazem. Foi realmente um momento de crescimento, em todos os sentidos”, concluiu.
Programas estratégicos
O evento faz parte das ações do Sebrae Delas, programa que busca ampliar a participação e a força das mulheres no empreendedorismo. Em Seabra, a iniciativa se conecta ainda ao Programa Plural, fortalecendo parcerias institucionais e criando um ambiente favorável ao crescimento sustentável dos negócios liderados por grupos considerados subrepresentados.

