O Festival Nacional de Artesanato na Bahia (FENABA) abriu as portas oficialmente para o público na noite desta sexta-feira (17) na Arena Fonte Nova, em Salvador. Com o tema “Fé na Bahia”, o evento reúne artesãos de diversas regiões do estado e evidencia o potencial empreendedor da atividade.
O Sebrae Bahia é um dos apoiadores da feira e conta com um estande no local. A instituição vai também oferece capacitação para o público e participar de painéis sobre artesanato e mercado. Na abertura, o diretor de Administração e Finanças, Vitor Lopes, ressaltou a importância do FENABA para o fortalecimento do artesanato baiano. “Esse é um segmento fundamental para a geração de emprego e renda, além de fomentar a cultura e preservar diversas tradições da Bahia. Por isso, é uma satisfação para o Sebrae apoiar esse importante evento”, pontuou.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou o FENABA como uma nova oportunidade para fortalecer o artesanato baiano. “É importante reforçarmos as políticas para fomentar o desenvolvimento de todas as iniciativas culturais no Brasil e temos certeza que a Bahia vai se destacar como a joia da cora da cultura em nosso país”, afirmou.
A governadora em exercício Cynthia Resende disse que o artesanato é a representação de resistência, resiliência e empoderamento de um legado ancestral. “No aspecto da atividade econômica, é importante reconhecer a iniciativa empreendedora do artesanato a partir de suas vocações regionais e cultura local”, apontou.
Representando a Confederação Nacional dos Artesãos, Regina Borges destacou o momento histórico para a Bahia. “O evento é uma oportunidade para apresentar a diversidade cultural da Bahia e do Brasil e mostrar a importância da nossa atividade para a geração de emprego e renda”, avaliou.
O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, classificou a iniciativa como fundamental para o apoio à economia popular. “O artesanato está incluído na economia popular, que envolve cerca de 40% das pessoas ocupadas. Além disso, a atividade representa o valor do saber ancestral em nosso estado e precisa ser fomentado, porque não pode se perder, afinal, estamos falando da memória da Bahia”, concluiu.
Antes da abertura, o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, visitou o evento. O diretor Vitor Lopes acompanhou a visita do ministro, que esteve nos estandes e conheceu a estrutura do festival.
O FENABA irá proporcionar a comercialização de produtos, além da realização de feiras, desfile de moda artesanal, gastronomia, atividades de qualificação, entre outras ações. O festival é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); Coordenação de Fomento ao Artesanato – CFA; Programa de Artesanato da Bahia; e das Secretarias da Cultura (Secult), do Turismo (Setur) e Promoção da Igualdade Racial (Sepromi); além do apoio do Sebrae Bahia.