A produção baiana de conteúdos jornalísticos foi destaque na noite que celebrou o empreendedorismo na imprensa brasileira, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (28), em Brasília. Das 4 categorias profissionais em disputa, o estado foi campeão em duas, vencendo em Fotojornalismo, com o trabalho visual da matéria “Na rua, na régua, na henna: beco na Avenida Sete é salão de beleza a céu aberto”, de Marina Silva para o jornal Correio, e na categoria Vídeo, com a reportagem “A força dos pequenos exportadores”, da TV Bahia, conteúdo assinado por Eduardo Oliveira, Jefté Rodrigues e Douglas Oliveira.
A premiação contou com cinco categorias: Texto, Áudio, Vídeo, Fotojornalismo e Jornalismo Universitário, além do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, que reconheceu o grande vencedor da edição. “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais” foi o tema central deste ano, que bateu o número recorde de inscritos. Ao todo, o Sebrae recebeu 3.076 trabalhos enviados por profissionais e estudantes de jornalismo de todo país. Esse resultado é 62% maior que o número de participantes registrados na última edição do prêmio.
Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, aproveitou a ocasião para parabenizar os profissionais de comunicação que contribuem para o avanço do empreendedorismo no Brasil e reforçou o papel da Imprensa na manutenção da democracia. “O que seria do mundo se não fosse o jornalismo? Se não fosse a expressão da verdade que vocês produzem na notícia? Parabenizo todos os profissionais da comunicação, em especial os gaúchos que foram guerreiros em 2024. Vocês são imprescindíveis para a defesa da democracia!”, celebrou.
A fotojornalista Marina Silva, ao receber o troféu, única mulher da categoria, destacou a representação feminina no jornalismo diário. “Quando comecei no fotojornalismo, eu era a única mulher da equipe do fotojornalismo diário. Hoje, 16 anos depois nossa equipe é formada majoritariamente por mulheres. É muito gratificante receber esse prêmio e representar essas profissionais, que fazem jornalismo diário, que batalham para conquistar esse espaço, formado por muitos homens. E hoje nós temos uma equipe competente de mulheres ganhando prêmios”, ressaltou.
O jornalista Eduardo Oliveira falou sobre o projeto ‘Onde tem Bahia’, que, segundo ele, busca mostrar “A Bahia além da fronteira. “Rodamos sete países para mostrar a nossa produção. Muito desse trabalho mostra a força de pequenos produtores que conseguem levar o nome da Bahia e do Brasil adiante. E nesses lugares, todos falavam como o Brasil investe em sustentabilidade e inovação”, afirmou.
Força do Jornalismo Empreendedor do Norte e Nordeste
As regiões Norte e Nordeste demonstraram a alta qualidade dos conteúdos jornalísticos avaliados nesta XI edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ).
Na categoria Jornalismo em Texto, a matéria premiada foi “Muito além do açaí: Como o chocolate produzido localmente está sendo uma alternativa à monocultura”, do portal paraense Amazônia Vox. A equipe, que envolveu os profissionais Daniel Nardin, Marcio Nagano, Raffa Regis, Ana Paula Santos e Ricardo Garcia, fez uma dobradinha e garantiu outro troféu: o do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, no qual concorrem os primeiros colocados de cada categoria principal.
Mauricio Max levou o troféu na categoria Jornalismo em Áudio com a produção “Especial Amazônia na moda: a voz da resistência e visibilidade”. A Rádio BandNews Difusora no Amazonas foi a responsável pela transmissão do material vencedor.
Grande novidade da 11ª edição do PSJ, a categoria especial Jornalismo Universitário premiou as estudantes de jornalismo Ana Carolina Izidoro Melo, Maria Vitoria Pereira de Oliveira Souza e Milânia Ribeiro dos Santos. A produção foi publicada no Portal Contexto da Universidade Federal de Sergipe.
O PSJ também dedicou um espaço para homenagear a imprensa gaúcha, impactada gravemente devido às enchentes que acometeram o estado este ano. A jornalista Kelly Matos, apresentadora da Rádio Gaúcha, do Grupo RBS, foi homenageada com o prêmio “Jornalista Parceira do Empreendedor”. Ela foi a escolhida pela sensibilidade com que trata os temas relacionados ao universo do empreendedorismo e como uma homenagem a toda a imprensa gaúcha que tem contribuído com o trabalho de recuperação econômica e social do estado, atingido por graves enchentes este ano.