ASN BA Atualização
Compartilhe

Festival Gastronômico e Cultural de Prado fatura R$ 2 milhões na 18ª edição

Novos postos de trabalho foram criados e empresários relatam impactos impressionantes nas vendas
Por Milka Morais para ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

Realizado entre os dias 10 e 20 de outubro, a 18ª edição do Festival Gastronômico e Cultural de Prado movimentou R$ 2 milhões no segmento de Alimentação Fora do Lar (AFL), no município de Prado, além dos distritos Guaratiba e Cumuruxatiba. O acumulado de 10 dias de festival foi registrado pelos organizadores do evento e teve sua divulgação na noite desta terça-feira (30), durante cerimônia de encerramento na Praça Matriz, com atrações musicais, culturais, Cozinha Show e a premiação dos vencedores de cada categoria (veja lista abaixo).

Juntas, as 56 empresas participantes conseguiram vender mais de 37.750 pratos ao longo do festival. As iguarias inscritas no festival correspondem a mais de 8.650 do total vendido, com a geração de quase R$ 400 mil para os estabelecimentos, representando um incremento de 15% nas vendas. Nas redes sociais, o evento conseguiu um alcance de mais de 967 mil perfis no Instagram e 1.616.109 impressões.

Em pesquisa realizada pela comissão organizadora, a avaliação dos empreendedores foi positiva. Ao todo, 90% dos empresários participantes avaliaram o festival como bom ou ótimo e pretendem aderir à próxima edição do evento, em 2025. Toda a cadeia produtiva envolvida no festival foi beneficiada, inclusive os artesãos que participaram dos eventos de ativação na praça, registrando também um volume de vendas superior a R$ 18 mil, o que possibilitou levar traços culturais de Prado a outras regiões.

Artesãos venderam mais de R$ 18 mil e foram homenageados ao final do festival, juntamente com integrantes do Projeto Queijarias Artesanais orientados pelo Sebrae, que faturaram cerca de R$ 5 mil. Os produtores da Agricultura Familiar comercializaram mais de R$ 6 mil em produtos e fizeram a doação de 150 kg de alimentos para comunidades carentes.

O evento foi realizado pelo Sebrae, APRHOPE, ACISA e Prefeitura de Prado, com correalização do Senac e apoio da Abrasel e Câmara de Turismo da Costa das Baleias.

Prêmio Destaque em Sustentabilidade

Este ano, os organizadores priorizaram fortalecer práticas de sustentabilidade e responsabilidade social entre os empresários e estabelecimentos participantes, com a ajuda dos parceiros que vivenciam o cuidado com o meio ambiente. Durante os preparativos para o festival, foram realizadas mentorias, palestras incentivando a implementação de medidas ecoeficientes e responsáveis e a criação de uma cartilha digital de sustentabilidade com orientações práticas, promovendo o consumo consciente e o uso de produtos locais, com apoio da Aliança Futuri, Banco do Nordeste e Suzano Papel e Celulose.

Outras ações sociais foram realizadas, tais como o 4º aulão do Outubro Rosa, reforçando a conscientização sobre a saúde da mulher. A Cozinha Show Kids, idealizada especialmente para celebrar o Dia das Crianças de forma diferenciada, contou com a presença de aproximadamente 30 crianças do Orfanato Mãe Tildes, que se deliciaram com as receitas preparadas pelo chef João Tozzato, do Senac. Elas se divertiram com o mascote da Suzano, o Mimo, e receberam brindes da Embasa e Suzano, tornando a experiência ainda mais inesquecível.

Além disso, o fogo de chão – churrasco promovido pela Reserva da Barra e Porto Índio – conseguiu arrecadar uma verba que será destinada integralmente à construção do Lar dos Idosos na cidade. Completando as boas ações, em parceria com o Supermercado Da Praça, uma campanha de arrecadação de alimentos foi desenvolvida para angariar donativos para instituições locais, o que reflete no compromisso com a sustentabilidade e com o impacto positivo na comunidade.

Com todos esses exemplos aplicados através do festival, os organizadores ainda premiaram o Restaurante Mangata e o Japa do Beco com o Destaque em Sustentabilidade, pelo compromisso ambiental ao implementar ações que abraçam a sustentabilidade e a ecoeficiência em seus estabelecimentos.

Reconhecimento 

Ao final da noite, foram revelados os vencedores (primeiro, segundo e terceiro lugares). Confira:
– Destaque Digital: Restaurante Banana da Terra, Restaurante Sorriso Baiano, Japa do Beco;
– Melhores garçons: Tuxinha (Restaurante Sorriso Baiano da Praça Matriz), Armando (Moquém Pascoal), Marcelo (Restaurante Sorriso Baiano de Guaratiba);
– Lanche: Wonder Burguer, Bendito Bar, Hamburgueria 170;
– Petisco: Biribiri Gastrobar, Colegial, Barraca Porto Belo;
– Pizza: La Vera Pizzeria, Choperia e Pizzaria Jubiabá, La Bella Pizzaria;
– Oriental: Nikkei Sushi, Japa do Beco, Cangaceiros do Prado;
– Drink: Mangata Gastronomia, Restaurante Sorriso Baiano, Colegial;
– Sobremesa: Banana da Terra, Juliana Martins Doceria, Armazém Restaurante;
– Prato principal: Banana da Terra, Restaurante Sorriso Baiano, Cangaceiros do Prado Culinária Nordestina.