ASN BA Atualização
Compartilhe

Fique por dentro das 6 melhores dicas para ajudar sua empresa a inovar

Estratégias de inovação favorecem a sustentabilidade e ajudam a escalar o negócio a patamares mais altos
Por Redação
ASN BA Atualização
Compartilhe

Implantar inovação na empresa traz um rol imenso de benefícios. Medidas inovadoras auxiliam no crescimento do negócio, agregam sustentabilidade à atividade e ajudam o empreendimento a se manter em constante evolução. Ser um empreendedor inovador é mais do que ser criativo. É ser capaz de oferecer um plus, algo de novo, que vai impactar positivamente o segmento de atuação. Estar atento a boas dicas de como inovar é um passo largo em direção a posições de destaque no mercado.

Uma inovação pode criar novos produtos, melhorar o atendimento aos clientes, oferecer novos métodos para a realização do trabalho, promover o desenvolvimento tecnológico e gerar mais receitas financeiras. Ou seja, o objetivo é resolver problemas latentes. Contudo, antes de inovar, é fundamental estar municiado de informações por meio de pesquisa sobre quais as melhores possíveis soluções para o problema (ou problemas) que se quer resolver.

Em vez de achar que já sabe tudo o que falta para tornar seu negócio uma potência disruptiva, compartilhe suas intenções com aqueles que te ajudam a fazer a empresa acontecer. Ouça a opinião dos colaboradores, investigue e mergulhe fundo no assunto, invista em capacitação e desenvolvimento das equipes de trabalho, valorize a modernização dos processos produtivos e não tenha medo de experimentar.

E quanto custa inovar? Calma! Inovação tem muito mais a ver com grandes sacadas do que com altos investimentos. Muitas vezes, basta disposição para arregaçar as mangas e se lançar em novas experiências, com elementos que custam pouco ou nada para a empresa. Veja abaixo seis dicas preciosas.

1. Calcanhar-de-Aquiles

Antes de sonhar em receber premiações por práticas inovadoras, ponha os pés no chão e comece do primeiro degrau. Identifique quais são os problemas e fragilidades da empresa. A partir daí, sim, busque a cooperação da equipe para vislumbrar soluções criativas e inovadoras, para sair na frente e escalar o empreendimento a altos patamares.

2. Brainstorm

“Tempestade de ideias” é uma boa tradução para o termo brainstorm (em inglês). Na hora de descobrir quais medidas inovadoras são as mais indicadas para a sua empresa, reúna o time de funcionários e provoque uma discussão sadia em que todos possam dar sugestões. Variados pontos de vista ajudam a enxergam as soluções dos problemas com óticas diferenciadas. Ao final, passe um pente fino nas elucubrações e pince as melhores sugestões.

3. Testando

A aparente segurança de uma estabilidade momentânea pode levar ao medo da mudança e à estagnação. Mas o mundo está em constante movimento e quem não acompanha as transformações está fadado a ficar ultrapassado. É preciso testar o novo. Quanto mais se testa, mesmo que algumas ideias fiquem para trás, maiores são as chances de se encontrar soluções diferenciadas que façam sentido para a empresa e a tornem mais produtiva e lucrativa.

4. De portas abertas

Esqueça a figura do CEO encastelado numa sala fria. Esteja aberto a ouvir não apenas os colaboradores que ocupam posições estratégicas, mas também dê espaço para os funcionários de base oferecem suas impressões. Não raro, as melhores ideias surgem de auxiliares, estagiários ou operários. Deixe a porta do escritório aberta e permita que funcionários de todos os setores revelem suas ideias. Elas podem ser a solução que faltava para o seu negócio decolar. E não se esqueça de premiar as grandes proposições!

5. Inspiração

Uma ideia inovadora fantástica pode vir de uma adaptação de algo que ocorre no mesmo segmento ou em outra área. Portanto, é válido estar de olhos abertos e perceber o que acontece à sua volta. Por isso, não deixe de frequentar eventos, fazer cursos, viajar para outras cidades, estados e países – se puder –, para beber em novas fontes de inspiração. Não deixe de visitar feiras de inovação e tecnologia do seu setor e fique por dentro das novidades.

6. Sem pressão

Melhores ideias, frequentemente, surgem em momentos de descontração, longe da pressão de ter que criar algo. O cenário ideal pode ser o cantinho aconchegante onde se degusta aquele cafezinho saboroso, numa sala de jogos – a depender da empresa – ou durante o happy hour, após o expediente.