O Fórum de Secretários de Desenvolvimento Econômico da Região Metropolitana e cidades adjacentes realizou, nesta quinta-feira (28/08), um encontro na INDEX, no Centro de Convenções Salvador, no qual elegeu seus representantes. Participam do fórum secretários de 34 municípios atendidos pela Unidade Regional do Sebrae em Salvador.
A secretária de Desenvolvimento Econômico de Camaçari, Adriana Marcele, foi escolhida pelo grupo como representante titular. Já o secretário da mesma pasta na cidade de Alagoinhas foi eleito suplente. O fórum tem como objetivo discutir ações para o desenvolvimento econômico dos municípios, com foco no fortalecimento das micro e pequenas empresas. O Sebrae atua como articulador entre as cidades, promovendo integração e apoio técnico.

Segundo o gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae Bahia, Antonio Carlos Borges, o fórum é um espaço coletivo de construção e busca de soluções comuns. “O objetivo é criar um grande movimento de articulação junto aos entes federais e estaduais, buscando viabilizar soluções em comum. Questões que são de toda a região podem ter encaminhamentos coletivos, trazendo benefícios para todos os municípios”, explicou.
Borges destacou ainda que este é um passo para a formação do Fórum Estadual de Secretários de Desenvolvimento Econômico, que será implementado no próximo dia 2 de outubro. “Já temos representantes escolhidos em dez regiões da Bahia, e agora a Região Metropolitana também elegeu os seus. Esse processo vai culminar na criação do fórum estadual, com o Sebrae atuando como grande orquestrador, em parceria com a UPB, as Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Econômico e de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Ufba, entre outros parceiros”, completou.
O gerente regional do Sebrae em Salvador, Rogério Teixeira, ressaltou a importância do movimento para promover equilíbrio e troca de experiências entre cidades de diferentes portes. “O que podemos destacar desse movimento é que os representantes não vão pensar apenas no seu município, mas em toda a região. Isso gera equilíbrio de forças e compartilhamento de ideias. A região sai fortalecida, pois temos desde a maior cidade do estado até algumas das menores, criando oportunidades iguais para todos os municípios”, afirmou.
Representando o governo estadual, o superintendente de Desenvolvimento e Atração de Investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Luciano Giudice, destacou o papel estratégico do Sebrae e a importância da articulação entre municípios e Estado. “O Sebrae já desenvolve projetos relevantes em cada município, e o fórum amplia esse alcance, permitindo que o Estado estenda seu braço de desenvolvimento econômico a cada região. O trabalho feito junto às prefeituras é essencial para gerar emprego, renda e fortalecer o ambiente de negócios”, pontuou.

Eleita representante titular do fórum, a secretária de Desenvolvimento Econômico de Camaçari, Adriana Marcele, destacou o caráter coletivo da iniciativa. “Essa representatividade é um elo entre os municípios. É um espaço para dialogar, entender as problemáticas locais e construir soluções em conjunto. Estou muito feliz em poder, através da minha cidade, contribuir para um movimento tão importante que fortalece toda a região”, ressaltou.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego de Alagoinhas, Deraldo Carlos, eleito suplente, reforçou a necessidade de olhar para os desafios de todos os municípios do território. “Essa representação não é apenas para Camaçari e Alagoinhas, mas para todos os municípios que compõem os territórios. Precisamos enxergar os problemas de cidades menores, como Icatu, Esplanada e Acajutiba, e, junto com o Estado, o Sebrae e outras entidades, buscar soluções conjuntas”, concluiu.
INDEX
Com foco em conectar soluções inovadoras, negócios e práticas sustentáveis da cadeia industrial, a FIEB e o Sebrae idealizaram a INDEX: maior evento do setor no estado, que ocorre entre os dias 27 e 29 de agosto, no Centro de Convenções de Salvador.
A programação inclui palestras, workshops, plenárias, rodadas de negócios nacionais e internacionais, missões empresariais e experiências interativas. Participam das ações líderes, especialistas, empresários e autoridades de todo o país para debater agendas voltadas para inovação, sustentabilidade e competitividade.
Estarão presentes no evento empresas dos segmentos petroquímico, mineração, metalmecânico, energia, agronegócio, tecnologia e inovação, cosméticos, moda e couro. Serão 300 empresas expositoras, uma programação com 220 horas e um público esperado de 30 mil pessoas.
A INDEX tem patrocínio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Confederação Nacional da Indústria (CNI), BYD, Acelen, PetroReconcavo, Suzano, Neoenergia Coelba, Basf, Braskem, Faeb, Senar, Prefeitura de Camaçari, Prefeitura de Salvador, Bahiagás, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Finep, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Governo Federal. O evento conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, Senac e Desenbahia, além de apoio institucional da Sufotur, produção do Bahia Eventos e media partner da Rede Bahia.

