Após ficar desempregada, Betânia Lima começou a pensar nas formas de voltar a trabalhar para garantir sua renda. Uma sobrinha sugeriu que ela criasse um brechó, já que tinha experiência com esse tipo de atividade de forma itinerante. “Juntei as peças que tinha e, num espaço perto da minha casa, montei o negócio”, contou.
Com os pedidos que começaram a chegar, Betânia enxergou a necessidade de comprar uma máquina de costura para fazer ajustes nas peças dos clientes. Ao procurar pelo produto numa loja, ela foi apresentada a uma máquina de bordar computadorizada e doméstica e se apaixonou. “Não tinha dinheiro para comprar as duas máquinas, então pedi ajuda ao meu filho”, recorda. Daí, nasceu, em 2010, o empreendimento Garimpo do Baú Bordados, em Lauro de Freitas.
“Comecei a trabalhar também com bordados. Trinta dias depois, comprei uma máquina maior e, um ano depois, já estava com uma máquina grande”, revelou a empresária. Hoje, o Garimpo do Baú Bordado atende a empresas e oferece como serviço o bordado de camisas sociais, polos, camisetas, roupas de academia, roupas de balé.
“Bordo muitos jalecos para área de saúde. Faço o bordado afetivo, como roupinhas para bebês, presente para casamentos, toalhinhas de cozinha, com figuras bem interessantes. No bordado afetivo, trabalho com desenhos feitos por crianças e transformo em pontos; depois, bordo no tecido para fazer quadros, almofadinhas, para dar de presente aos familiares, ou mesmo para colocar na roupa das crianças”, explicou.
Empretec
A ampliação do negócio fez a empresária buscar por conhecimento e, por isso, ela se inscreveu nos cursos online oferecidos pelo Sebrae. Depois, decidiu estudar no Empretec, que lhe trouxe muitas contribuições. “O Empretec foi uma mudança de consciência não só pessoal, mas profissional. Foi um mergulho para o autoconhecimento, para saber mais sobre controle emocional, conhecer minhas fortalezas e fraquezas e aprender a ser líder de mim. Tinha aptidões que descobri no seminário. Elas estavam dentro de mim, mas precisavam de um estímulo para despertar”, disse.
O atendimento ao cliente foi um dos pontos aprimorados por Betânia e trouxe bons resultados para a empresa. “Não tinha técnica de atendimento ao cliente. Então, passei a atendê-los de uma forma profissional, mas sem deixar meu jeito carinhoso e cuidados de me relacionar com eles. Fiz dessa forma, mas trabalhando com algumas técnicas para
fidelizar esse cliente”, pontuou.
Segundo Betânia, houve um aumento no número de clientes que passaram a buscar pelos serviços da Garimpo do Baú Bordado. “A quantidade de clientes aumentou bastante, tanto que este ano estou saindo do porte MEI, porque já não comporta mais. A demanda pelo serviço é grande”, comenta.
Organização
A organização do processo de produção foi um outro ponto de mudança na empresa. “A etapa que vai do início até o momento de fazer o bordado passou por uma organização. Hoje tenho um espaço de trabalho que me dá a possibilidade de melhorar a produção. Trabalho de uma forma em que a produção é rápida, porque já sei exatamente o passo a passo que tenho que seguir. Tenho uma sequência de trabalho que antigamente não tinha”, explicou.
Essa organização permitiu que Betânia tivesse um tempo estipulado para sua vida pessoal. “Hoje tenho 66 anos, tenho minhas netas e gosto de viajar. Eu faço o meu horário e concílio com o horário dos meus clientes mais assíduos e posso, com isso, passar uma semana fora tranquilamente com tudo organizado e nada fica pendente com
a clientela”, revelou.
Para a gestora do Sebrae em Lauro de Freitas, Shirlei Santos, o interesse de Betânia pelo conhecimento trouxe o crescimento para o Garimpo dos Bordados. “O estabelecimento de metas e a busca pelo conhecimento foram as principais mudanças de características identificadas no comportamento de Betânia, após sua participação no Empretec. O seminário tem sido um divisor de águas entre os clientes. São muitos casos de sucesso que identificamos, porque o cliente passa a perceber suas potencialidades e também as deficiências que precisa aprimorar para alcançar melhores resultados para seus negócios”, disse.