O Sebrae realizou na noite de terça-feira (16), no Armazém Convention, em Lauro de Freitas, o evento “Jogada de Mestre”, que contou com a participação do empresário Geraldo Rufino, uma das grandes referências do empreendedorismo brasileiro. Cerca de 2 mil pessoas lotaram o espaço em busca de ensinamentos que possam ajudar no desenvolvimento dos negócios.
O “Jogada de Mestre” teve como objetivo trazer uma referência nacional para inspirar os empreendedores locais. “Para ter jogada de mestre a pessoa precisa ter humildade, simplicidade, 16 horas trabalhadas num propósito”, destacou Geraldo Rufino, que é empresário, palestrante e fundou a JR Diesel, uma das maiores recicladoras automotivas do mundo. “É importante entender e mostrar que a crise é que faz o dinheiro circular, quando há oportunidade para todos”, detalha.
Na palestra, ele relatou os primeiros passos no empreendedorismo até o atual estágio de empresário bem-sucedido. Ao relembrar o passado, destacou um ponto que geralmente as pessoas querem esquecer quando passam por essa situação: a falência. Foram as várias falências que o fizeram um homem resiliente e forte para se reerguer e seguir adiante.
Rufino destacou também pontos como humildade, perseverança, propósito e dedicação. Esses elementos, para ele, são fundamentais para que um empresário consiga alcançar o sucesso já que a caminhada traz uma série de desafios, sejam bons, como administrar a riqueza, sejam ruins, como as dificuldades para vender.
Uma das participantes foi a jovem Andaira Caroline, operadora de aviação e que sonha em empreender. Ela usou o espaço para fazer networking e aprender o caminho para a realização pessoal. “Aqui tivemos muitos insights. Ainda não empreendo, e estar aqui me estimula e a expandir os horizontes”, comentou.
“Eu vim buscar mais conhecimento e networking. A história de Geraldo Rufino motiva qualquer um. É um espelho para gente”, comenta Tiago Dias, comunicador visual.

“O impacto desse evento é gigantesco porque trouxemos para Lauro de Freitas uma pessoa que é referência e tutor de muitos negócios. Geraldo Rufino não é apenas uma pessoa teórica. É prática. Ele viveu na pele todo o histórico de dificuldades e superação do empreendedorismo”, detalhou o gerente regional do Sebrae em Salvador, Rogério Teixeira.
A analista da agência Sebrae em Lauro de Freitas, Shirlei Santos, celebrou o sucesso do evento. “Há muito tempo a gente queria fazer um encontro deste porte e desejava muito que fosse um nome forte nacionalmente. Quando divulgamos o nome de Geraldo Rufino foi aquela explosão e mostra o sucesso da noite de hoje. Buscamos mobilizar o empresariado local e mostrar a potencialidade da nossa região”, comemorou.
O Sebrae segue com uma agenda intensa de eventos. Confira todos os detalhes nesse link.

