Gestores do Oeste baiano avaliaram positivamente o 8º Encontro de Prefeitos e Prefeitas da Bahia, realizado em 29 e 30 de janeiro, em Salvador. O evento, promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB) com apoio do Sebrae Bahia, abordou o tema “Perspectivas para o novo mandato” e trouxe debates e ferramentas para fortalecer a gestão municipal. Eles destacaram a troca de experiências e as soluções apresentadas como essenciais para o desenvolvimento da região.
Entre os participantes, esteve o prefeito de Riachão das Neves, Moab Santana, que está no seu primeiro mandato. Com uma trajetória de mais de 20 anos na vida pública, Moab Santana já foi vereador por quatro mandatos e vice-prefeito, antes de assumir a gestão do município. Ele destacou a importância do encontro para novos gestores que enfrentam o desafio de “reconstruir administrações fragilizadas”.
“O encontro foi muito interessante, um sucesso, porque havia vários estandes de órgãos estaduais e federais, como os dos ministérios da Saúde, Cultura e Educação, além de empresas que oferecem soluções para os municípios, como iluminação de LED e sistemas de gestão pública. O tema deste ano, ‘Perspectivas para o novo mandato’, reflete exatamente o momento que estamos vivendo. Assumi uma gestão com muitos desafios e eventos como esse nos dão um norte para superarmos as dificuldades e avançarmos em nosso município”, afirmou Moab Santana.
O evento também proporcionou aos prefeitos a oportunidade de conhecer boas práticas implementadas em outras cidades e buscar parcerias para impulsionar a qualidade da administração. Com debates sobre financiamento, inovação na gestão e desenvolvimento econômico, o encontro reafirmou a importância do planejamento e da capacitação para garantir avanços significativos nas cidades baianas.
Cidade Empreendedora
“Momento oportuno para dialogar com prefeitos, secretários e lideranças da região. A pauta do desenvolvimento econômico, das micro e pequenas empresas, das compras públicas é fundamental para o crescimento sustentável das cidades. Nossa próxima etapa é implantarmos o Programa Cidade Empreendedora, que irá fomentar o empreendedorismo e a inovação na gestão pública”, afirma o gerente do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso.
O Sebrae em Barreiras participou com um estande, apresentando programas para impulsionar o desenvolvimento local. Entre eles, destaca-se o Projeto de Atendimento, que viabiliza grande parte dos serviços na região. Além disso, as consultorias empresariais levam especialistas para ajudar empresas a identificar melhorias e implementar soluções estratégicas.
A gerente-adjunta, Adriana Morais, destaca a importância das conexões e projetos discutidos na ocasião. Sobre a atuação do Sebrae e o impacto no empreendedorismo regional, ela afirma: “O evento foi um sucesso de público, conteúdo das palestras, empresas, startups e instituições presentes na exposição. Recebemos no estande muitos
prefeitos, prefeitas, vereadores e secretários municipais e conversamos sobre a atuação do Sebrae no Oeste da Bahia e sobre projetos para melhoria do ambiente de negócios dos municípios, como o Programa Cidade Empreendedora, fomento ao empreendedorismo, inovação e sustentabilidade. Na oportunidade, compartilhamos também um kit sobre o Salão das Cidades Empreendedoras, evento que será realizado pelo Sebrae no mês de outubro, no Centro de Convenções de Salvador”, diz Adriana Morais.

