ASN BA
Compartilhe

Guanambi forma nova turma de Empretecos 

Lideranças do município e região puderam desenvolver características de empreendedores de sucesso durante imersão
Por Nayla Gusmão para ML Comunicação 
ASN BA
Compartilhe

A região Sudoeste, neste mês de novembro, ganhou 31 novos ‘empretecos’. Uma nova turma do Seminário Empretec foi realizada em Guanambi entre os dias 28/10 e 02/11 e desenvolveu nos participantes características de empreendedores de sucesso.

O município foi escolhido para sediar o seminário por ser um pólo do Território Alto Sertão Produtivo e estar em pleno desenvolvimento econômico. Dessa forma, o Empretec se apresenta como uma ferramenta para o desenvolvimento de empreendedores da região, especialmente por promover habilidades essenciais, como visão estratégica, planejamento e resiliência.

Durante a imersão, com carga horária de 60 horas, os empresários foram desafiados a aumentar o potencial para empreender, desenvolver características do comportamento de um empreendedor de sucesso e identificar novas oportunidades de negócio.

Uma das participantes que integrou e foi destaque desta turma foi Keila Fernandes. Atuante na Sala do Empreendedor do município de Urandi, ela percorreu cerca de 65km para a imersão de uma semana do Empretec. Para ela, tudo valeu a pena.

“O Empretec pra mim foi de extrema importância pois despertou em mim o desejo de empreender e superar meus objetivos, mesmo aqueles que já estavam adormecidos. Ensinou-me que sou capaz de conseguir alcançar tudo que desejo e que isso só depende de mim. O Empretec é, de fato, um divisor de águas na vida das pessoas, ele potencializa o que temos de melhor”, ressaltou a empreteca.

O analista técnico da Agência Sebrae Guanambi, Ridson Sales, destacou que o seminário traz uma mudança significativa na postura dos participantes, incentivando a autoconfiança, o controle sobre o negócio e a persistência, características fundamentais para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades no mercado.

“O Empretec permite que o participante aprenda a identificar as suas fraquezas e forças, além de desenvolver competências que ajudam a lidar com as incertezas e na tomada de decisões de forma mais segura. Em Guanambi, uma cidade com uma economia em crescimento e com diversos setores em expansão, o curso pode fazer a diferença na sustentabilidade dos pequenos negócios, auxiliando-os a se posicionarem de maneira mais competitiva. O Sebrae, portanto, vê o Empretec como uma oportunidade essencial para qualquer empreendedor de Guanambi e região que deseja não apenas sobreviver no mercado, mas crescer de forma planejada e com uma visão de futuro sólida”, concluiu Sales.