ASN BA Atualização
Compartilhe

Happy Hour dos Negócios encerra ciclo do Agente de Mercado no Oeste com conexões e oportunidades

Evento reuniu empresários, compradores e produtores em uma tarde de negócios, networking e celebração de resultados
Por Silvania Costa para a ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

O Mercatto Delícia foi o palco de uma movimentada tarde de negócios e integração durante o Happy Hour dos Negócios, evento que marcou o encerramento do ciclo 2025 do programa Agente de Mercado, realizado pelo Sebrae em Barreiras. A iniciativa teve como objetivo aproximar compradores e fornecedores regionais, promovendo conexões e fomentando novas oportunidades comerciais para as indústrias locais. O evento contou com uma Rodada de Negócios, seguida de um coquetel de confraternização.

O gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, destacou a importância do programa e do evento para o fortalecimento das empresas do Oeste baiano. “O Happy Hour dos Negócios simboliza o resultado de um trabalho que vai muito além das capacitações e mentorias. Ele representa a força do empreendedorismo regional e o compromisso do Sebrae em conectar pessoas, ideias e oportunidades. Cada negócio que cresce e se estrutura melhor aqui no Oeste fortalece toda a economia local. O propósito é justamente esse – impulsionar os pequenos negócios para que eles conquistem novos mercados e inspirem outros empreendedores a acreditarem no seu potencial”, afirmou.

O programa Agente de Mercado, que teve duração de seis meses, trabalhou com 12 empresas de municípios do Oeste Baiano, como, Barreiras, Riacho de Santana, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Correntina e Cocos –, sendo dez do setor alimentício e duas do segmento de embalagens. A meta foi ampliar o faturamento, aumentar a visibilidade das marcas e fortalecer os produtos da região, por meio da prospecção e aproximação entre fornecedores e compradores.

No ambiente descontraído do Happy Hour, os empreendedores tiveram a chance de expor e negociar diretamente seus produtos, que incluíam cachaças, rapaduras, licores, méis, cocadas, doces, biscoitos artesanais, geleias, carnes defumadas, polpas de frutas e produtos naturais. Compradores de supermercados, distribuidoras e panificadoras circulavam pelo espaço provando amostras e fechando contatos.

Casos de Sucesso e Sabor Regional

Entre as histórias que chamaram a atenção estavam a da empresa Mel Flor de Lis e da Cocada Recheada Tabuleiro de Leite. O produtor Osmar Luís Capelesso, apresentou sua linha de derivados do mel. “O forte da minha produção é o mel puro. Faço mel cremoso, mel com própolis, mel com guaco e gengibre, além do spray e do extrato de própolis. O mel cremoso é o diferencial, uma novidade que estou aperfeiçoando com muito trabalho”, explicou.

Ele atribuiu ao Sebrae a evolução do seu negócio. “Se não fosse o Sebrae, eu ainda estaria patinando. Há mais de três anos eles me acompanham, orientando em tudo, desde os rótulos até o design dos produtos”, disse o empresário.

Já Daniel Elias Costa compartilhou a trajetória de 14 anos da empresa Tabuleiro de Leite, sediada em Riacho de Santana, produtora de cocadas recheadas artesanais. “Produzimos utilizando ingredientes frescos, como coco natural e leite integral adquiridos de fornecedores locais. Assim, fortalecemos a economia regional e o trabalho das famílias da agricultura familiar”, enfatizou.

Daniel destacou o impacto do programa Agente de Mercado, que proporcionou acompanhamento e orientação, fundamentais para o crescimento da empresa e a conquista de novos mercados. Ele comemorou os resultados do evento. “Conseguimos três novos representantes de supermercados e panificadoras”, comemorou.

Perspectivas dos Compradores e do Sebrae

O fechamento do Agente de Mercado no Oeste aconteceu no dia 5 de novembro. Do lado dos compradores estava o empresário Antônio Carlos Ferreira, que foi em busca de novas parcerias. “A gente veio para conhecer novos negócios, o comércio de Barreiras e também possíveis fornecedores. A ideia é fazer contatos e quem sabe realizar negócios futuros”, destacou.

O analista técnico do Sebrae, Renato Dattoli, fez um balanço positivo do programa, destacando que o Agente de Mercado foi um sucesso ao aproximar produtores locais de supermercados e outros revendedores, estimulando a circulação do capital dentro da própria região e fortalecendo a economia. Ele também ressaltou o ambiente dinâmico do evento, que reuniu um grande público e movimentou negócios desde o início da programação. “Nosso propósito é ver o micro virar pequeno, o pequeno virar médio e o médio virar grande. Queremos que essas empresas gerem empregos, impostos e riqueza dentro da própria região”, destacou.

Resultados e Expansão

Entre os cases de sucesso, a trajetória de Armando Barbosa, dono da Saloca – sacolas personalizadas, destacou-se como exemplo de como o Agente de Mercado pode redirecionar um negócio. Armando avaliou de forma muito positiva a participação no programa, ressaltando que ele foi um direcionador para o crescimento com segurança e estabilidade. Antes focada apenas na venda do produto, a empresa passou a identificar nichos de mercado, entender cidades com maior potencial e ajustar as entregas conforme as demandas.

Após o acompanhamento, a Saloca ampliou sua atuação e fortaleceu sua estrutura interna, registrando aumento nas vendas, lançamento de novidades e ampliação da escala de entrega para atender novos clientes com demandas maiores e prazos mais curtos. O crescimento foi quantitativo e geográfico. “Hoje já temos uma grande demanda em Ibotirama e também estamos alcançando mercados como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Mato Grosso”, comentou.

A evolução foi tanta que a empresa mudou seu CNAE para indústria, alcançando um novo patamar de maturidade empresarial. Ele destaca que os maiores ganhos foram estruturais. “Além do networking, aumentamos nossa carteira de clientes, expandimos o financeiro e contratamos mais profissionais. Empregamos mais pessoas graças à mentoria”, afirmou Amando Barbosa.

Além dos empresários e empreendedores, também prestigiaram o encerramento do programa Agente de Mercado, a consultora do projeto Banco de Alimentos da empresa Mello Consultoria, Simone Santarém, o secretário de Agricultura do município de Cocos e titular do Fórum dos secretários de Agricultura e Desenvolvimento Econômico da Macroterritorial Oeste, Marcell do Vale, e o presidente da Cooperativa de Transportes de Passageiros Intermunicipal da Bacia do Rio Corrente (COOPIBRIC), Reginaldo de Oliveira.