ASN BA
Compartilhe

Hiper Safra vence concurso de Melhor Pão Francês etapa região Oeste

Competição valorizou a qualidade, a técnica e o sabor do pão francês produzido na região
Por Silvania Costa para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

A etapa regional do concurso “O Melhor Pão Francês ”, promovido pelo Sebrae no estado, movimentou a sede da instituição em Barreiras na noite de quarta-feira, 6 de agosto. Ao todo, 39 padarias do Oeste participaram da disputa. O evento que coroou o Hiper Safra, da cidade de Barreiras, como campeão, teve como principal objetivo incentivar a melhoria contínua da qualidade do produto mais tradicional das padarias baianas, resgatando valores artesanais e fortalecendo micro e pequenos negócios do setor. Mais do que uma competição, o concurso representa um movimento estratégico do Sebrae para elevar os padrões de produção do pão francês em toda a Bahia.

“Essas empresas se inscreveram, participaram e passaram por critérios rigorosos até chegarmos aos três vencedores. O mais importante é sensibilizar os empreendedores sobre a importância de melhorar todos os dias o que produzem. O diagnóstico entregue a eles é uma forma profissional e imparcial de mostrar onde evoluíram e o que o cliente realmente espera ao escolher um pão. Estamos avançando na melhoria do que é feito aqui na região”, disse o gerente do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso.

O proprietário do Hiper Safra, Fred Costa, celebrou a conquista do primeiro lugar. “É uma alegria muito grande. A gente se esforça para prestar o melhor serviço ao cliente. O pão é um alimento que todo mundo consome, mas exige cuidado para manter a qualidade. Receber esse prêmio mostra que nosso trabalho está sendo valorizado.” Ele já havia ficado em terceiro lugar na edição anterior, em 2024. “Todos os participantes representam excelentes padarias da região. Ganhar é um desafio, porque a disputa é acirrada. O Sebrae oferece conhecimento e dá as ferramentas para alcançar esse resultado”, conta o empresário.

A noite foi de reconhecimento. A padaria Divino Barreiras, ficou em segundo lugar. Ariana Alves Silva, dona do empreendimento, comemorou. “É maravilhoso. Temos apenas um ano de funcionamento. Começamos vendendo brownie numa bicicleta, na praça. Estar aqui entre os premiados é muito gratificante”. Ela também destacou o papel do Sebrae no crescimento da padaria. “O Sebrae é nosso parceiro desde o início, porque nos ajudou com o plano de negócios e hoje fazemos consultoria financeira. Eles abraçam o pequeno empreendedor, como nós”, afirma.

Já Maria Aparecida, dona da Central Supermercados, da cidade de Igaporã, levou o terceiro lugar com muita emoção. “Fiz minha inscrição, mas nem acreditei. Quando recebi a ligação dizendo que meu pão estava classificado, foi uma alegria enorme. Acredito no pequeno negócio, na luta do dia a dia, e, principalmente, em Deus. Sei que um dia a gente chega lá. Acredito que vai ser um sucesso total. Tenho fé que as vendas vão aumentar. A gente acredita no pão de cada dia, feito com carinho e dedicação. O incentivo do Sebrae foi muito bom. Desejo que outras empresas também venham participar, para trocar experiências e crescer junto”, diz.

Durante o evento, foram apresentados os resultados das avaliações realizadas por uma empresa de consultoria contratada pelo Sebrae. Trinta e duas empresas participaram efetivamente, com 62 avaliações feitas, totalizando cerca de 200 pães analisados. Foram avaliados a crosta, miolo, sabor, textura, aroma, resiliência. Cada participante recebeu gratuitamente um laudo individual e confidencial com os pontos fortes e os aspectos que precisam ser aprimorados, além disso foram apresentadas ações práticas e fáceis de implementar para melhorar a qualidade e, consequentemente, aumentar as vendas.

O analista técnico do Sebrae, Renato Dattoli, responsável pela mobilização na região, destacou que a edição atual é resultado de um trabalho iniciado em 2024. “A primeira semente foi plantada no ano passado. Agora, estamos colhendo os frutos. O público da panificação é muito trabalhador, e por isso nem sempre tem tempo para participar. Mas conseguimos engajar e o resultado está aí. Ver uma cidade distante como Igaporã no pódio mostra o poder dessa mobilização. Meu sonho é que este ano fiquemos entre os três primeiros na etapa estadual”, afirma.

O evento também atraiu outros panificadores que ainda não haviam participado do concurso como Deivis Rocha, dono da panificadora Delicatesse Buriti de Açúcar, de Buritirama. Ele percorreu uma longa distância para estar presente. “Acredito no pão francês como carro-chefe do nosso negócio. Vim para estreitar relacionamentos, encontrar colegas, trocar ideias e melhorar nosso produto. Foi muito válido para nós que somos pequenos empreendedores”, destacou.

O campeão da etapa regional foi premiado com 10 sacos de farinha Dona Benta, R$ 1.500 em vale-compra e mais 10 sacos de farinha Bunge, e vai participar da etapa estadual. O concurso estadual continua com outras etapas regionais e, no dia 28 de agosto, reunirá os campeões de todo o estado para definir quem faz o melhor pão francês da Bahia. Em todo o estado 1200 padarias se inscreveram na competição.