O Sebrae Bahia, por meio do programa Sebrae Plural, realizou nesta segunda-feira (24) a primeira edição do Negócios de Orgulho, uma noite marcada por inspiração, conexões e representatividade. O evento promovido em parceria com o Coletivo Pajubá e com apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Porto Seguro e da Secretaria Municipal de Assistência Social por meio da Superintendência da Diversidade, reuniu empreendedores, lideranças e representantes do poder público em um espaço de diálogo sobre diversidade e inclusão produtiva.
Para a gestora do Sebrae Plural, Thamyris Maciel, foi uma noite memorável para todos. “Esta iniciativa é início de uma grande possibilidade direcionada à comunidade LGBTQIAPN+ de Porto Seguro. Vamos contribuir o máximo possível por meio de capacitações, treinamentos, consultorias, que sejam mais direcionadas a cada uma das necessidades da comunidade”, explicou.
A fundadora do Coletivo Pajubá, Nathalia Herrero, agradeceu ao apoio das lideranças e instituições. “Fico muito feliz com o aceite em trazer a proposta do Sebrae Plural para Porto Seguro, para que a gente consiga multiplicar o empreendedorismo e viabilizar dentro de um turismo LGBT mais possibilidades de crescimento e desenvolvimento dentro da comunidade”, celebrou.
Uma das propostas do encontro foi a roda de conversa com convidados estratégicos e cases de sucesso, para discutir oportunidades da Economia da Diversidade, dados sobre mercado LGBT, turismo inclusivo e inovação, com depoimentos especiais sobre a trajetória, desafios, preconceito, oportunidades de empreendedores da região e interação com o público presente.
Ao participar do Talk Show, o gestor do Programa Educação Empreendedora do Sebrae Bahia, José Soares, comentou sobre a valorização da diversidade como motor de inovação e desenvolvimento econômico. “Foi uma noite maravilhosa para trocar conhecimento e para mostrar à comunidade, sobretudo, que empreender não é só ‘empreender sob necessidades’, porque existem oportunidades em que o Sebrae pode ajudar muito nessa trajetória”, acrescentou.
Essa é uma iniciativa do Sebrae Plural, criada para fortalecer grupos historicamente sub-representados, com o propósito de ampliar oportunidades para a comunidade LGBTQIAPN+, mulheres, pessoas com deficiência, pessoas negras, quilombolas e indígenas.
A guia turística Carla Reis parabenizou aos organizadores pela iniciativa. “Nós da comunidade LGBT+ temos muita gratidão ao Sebrae pela oportunidade, por essa abertura de caminhos e eu tenho certeza que esse encontro é só o começo de uma jornada incrível”, comemorou.
Pesquisa
A apresentação da Pesquisa Exploratória do Perfil Socioeconômico e Cultural da População LGBTQIAPN+ de Porto Seguro foi iniciada nesta noite e segue ainda no primeiro semestre do ano seguinte, com um questionário aplicado em foco para áreas como trabalho, empreendedorismo, turismo e bem-estar. Essa pesquisa visa mapear características, condições de vida, desafios e potencialidades da comunidade local. Seus resultados vão subsidiar ações afirmativas, políticas públicas e programas de fomento, orientar a construção da futura Rota LGBT, direcionar capacitações, consultorias e iniciativas voltadas à valorização da diversidade nos negócios em 2026.

