Entre os dias 27 e 29 de agosto, Salvador vai sediar a INDEX, maior evento da indústria do estado, realizado pelo Sebrae em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). O evento ocupará todo o Centro de Convenções Salvador, com 290 estandes já confirmados, sendo 60% deles formados por pequenas empresas. A abertura oficial será no dia 27/08, às 10h. A feira estará aberta ao público das 13h às 21h.
Detalhes do evento foram apresentados para a imprensa na manhã desta segunda-feira (18/08), na sede da Fieb. Com uma programação diversificada, a INDEX contará com rodadas de negócios, capacitações, e premiações, incluindo o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, o Prêmio Melhor Pão Francês da Bahia, ambos no dia 28/08, além do lançamento oficial do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, marcado para o dia 27. A iniciativa tem como propósito compartilhar visão, inovação e propósito, fortalecendo o setor produtivo e aproximando a indústria dos mercados consumidores.
O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, enfatizou a força da parceria institucional e o protagonismo dos pequenos negócios. “Ações conjuntas são mais efetivas porque cada instituição, com sua expertise, contribui para fazer mais e melhor. Este evento reflete a ampla presença dos pequenos negócios e reforça também um ponto importante, que é o olhar para o interior do estado, com caravanas confirmadas das dez unidades regionais do Sebrae Bahia”.

Já o presidente da Fieb, Carlos Henrique Passos, lembrou que o evento vai além da promoção comercial. “A INDEX abre mercado para empresas, mas também busca soluções estruturais para o desenvolvimento econômico, enfrentando desafios como o recente ‘tarifaço’ dos Estados Unidos, que impacta a competitividade da nossa indústria”.
“O INDEX traz uma nova proposta, mas o compromisso do Sebrae permanece o mesmo junto aos micro pequenos negócios, de diversos segmentos, que poderão estar presentes ao evento. Queremos gerar a conexão ideal entre a indústria que produz na Bahia e os compradores do nosso estado”, acrescentou o diretor Técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos.
“O evento proporciona uma visão geral da indústria da Bahia e conta com uma participação efetiva dos pequenos negócios baianos, tanto da capital quanto do interior. O objetivo é que possamos mostrar para o público a importância desse setor, tão dinâmico e que desempenha papel fundamental no desenvolvimento econômico do estado”, ressaltou o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Bahia, Vítor Lopes.
A gerente de Relações Sindicais da Fieb, Manuela Martinez, destacou a relevância do setor na economia baiana. “A indústria representa 25% do PIB do estado, é responsável por injetar R$ 76 bilhões na economia e gerar 463 mil empregos. Diante desses números, a INDEX busca justamente estimular a geração de novos negócios”, afirmou.

Na mesma linha, o coordenador de Indústria do Sebrae Bahia, Tércio Calmon, ressaltou a importância da ampla agenda da feira. “A programação foi pensada para dar visibilidade à produção industrial baiana dentro do próprio estado e mostrar que a Bahia produz com quantidade e qualidade”.
O público poderá ainda conferir a programação cultural da Varanda do Sesi, que será realizada sempre das 17h às 21h. As inscrições gratuitas podem ser feitas no site www.indexbahia.com.br. No mesmo endereço, é possível consultar a programação completa da INDEX.

