Ser empreendedor em um ambiente de negócios cada vez mais desafiador, acelerado e competitivo exige do empresário um esforço para manter o equilíbrio emocional, a ponto de não afetar as decisões que precisam ser tomadas ao longo da jornada. Manter a mente blindada dos impactos constantes provocados pelas pressões do cotidiano é uma estratégia que pode garantir leveza para quem empreende.
A tão discutida inteligência emocional é uma habilidade que todo empreendedor deve trabalhar para ter mais assertividade nas decisões que precisa tomar no dia a dia. As pressões e cobranças, normais no ambiente de negócios, podem representar um obstáculo para a clareza no momento de uma decisão importante, mas podem ser encaradas com mais leveza se as técnicas da inteligência emocional forem levadas em consideração.
Especialistas no assunto garantem que, para o empreendedor, é essencial dar atenção à inteligência emocional, já que ela pode ser a chave para o bom gerenciamento das próprias emoções e também das emoções das pessoas com as quais se relaciona.
Conhecer o próprio emocional pode evitar que os empreendedores tomem decisões equivocadas e prejudiquem o rumo dos negócios. O empresário que trabalha suas emoções e se conhece tem a chance de tomar decisões com base em informações relevantes, de maneira pensada e não por impulso. Cuidar dessa questão é uma das chaves para o sucesso de um grande negócio.
O uso da inteligência emocional pode promover ainda relações mais saudáveis e duradouras com clientes, colaboradores e fornecedores. Conhecendo suas emoções, o empreendedor pode se comunicar melhor com os setores de dentro e fora da empresa, alcançando clareza e transparência e evitando arranhões nas relações.
E, como empreender é um desafio diário, estar em dia com a inteligência ajuda a diminuir o estresse para gerenciar os negócios. A dica para conseguir trabalhar as emoções é praticar a autoconsciência, se expressar de maneira saudável, trabalhar a empatia com as pessoas com quem se relaciona, buscar treinamentos que trabalhem o emocional e encontrar apoio na literatura – muitos livros de autores nacionais e internacionais trazem dicas importantes sobre como trabalhar o emocional.

