O trabalho artístico realizado pelos artesãos que participaram da maior feira de agronegócio da Bahia, a e-Agro, realizada entre os dias 27 e 29 no Centro de Convenções Salvador, foi eternizado no livro “Gastronomia da Bahia pelo Olhar Artesão”, uma publicação elaborada todos os anos pelo Sebrae que já está em sua oitava edição.

O lançamento do livro ocorreu na tarde deste sábado (29), último dia da e-Agro, no espaço Artesanato Referência Bahia Original, e contou com a exposição do trabalho de mais de 25 artesãos da Bahia, que trabalham a partir de diferentes matérias-primas, como a piaçava e a palha do licuri.
De acordo com a coordenadora de Economia Criativa do Sebrae, Tatiana Martins, a obra é uma forma de apresentar novos produtos criados a partir da temática escolhida para ser trabalhada no ano. Como essa edição evidenciou o tema da gastronomia, os artesãos apresentaram peças feitas a partir da referência de produtos utilizados na culinária baiana, fazendo representações das riquezas do campo, trabalhando tanto as formas, como cores e aromas presentes nos alimentos da cultura do estado.
Um dos expositores da e-Agro, conhecido como Zé de Rita, do município de Santa Brígida, acredita que o livro valoriza o segmento. “É um trabalho muito importante, porque reconhece cada vez mais o nosso produto e amplia o crescimento como artesão, não só na nossa cidade, mas em toda a Bahia.”

O livro tem a versão física, mas pode ser acessado também em sua versão online, através do site (https://issuu.com/sebraebahia/docs/cat_logo_de_artesanato_2025). Lá estão todas as publicações, de 2018 a 2025.

-

