‘Gestões Empresariais Inspiradoras’ foi lançado na noite de terça-feira (2) e apresenta biografias de empresárias e empresários dos setores do agronegócio, comércio e serviços e indústria
Foi lançado na noite de terça-feira (2) o livro “Gestões Empresariais Inspiradoras”, que reúne as biografias de 30 empreendedores baianos que fizeram história no estado pelo pioneirismo e capacidade de inovar em seus respectivos setores de atuação. A cerimônia de lançamento foi realizada na sede do Sebrae Bahia, em Salvador, e contou com a presença de alguns dos homenageados na publicação, além de familiares, autores do livro e dirigentes das instituições que estiveram à frente do projeto.
A obra é fruto de uma parceria entre Sebrae, Fecomércio-BA, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Sistema Faeb/Senar e Universidade Federal da Bahia (Ufba). Os biografados representam os três principais setores econômicos do estado: comércio e serviços, indústria e agronegócio.
O objetivo, segundo os organizadores, é que as histórias apresentadas possam inspirar novas gerações de líderes empresariais. Além disso, o livro será um documento de pesquisa para estudantes universitários que buscam referências do empreendedorismo baiano.
O presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), João Martins da Silva Júnior, é um dos homenageados do livro e esteve presente à cerimônia dessa terça-feira. João Martins é uma das grandes referências na área do agronegócio baiano, além de ter uma ampla atuação junto à Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia e, hoje, na CNA. “Esse livro deixa para as próximas gerações informações sobre o passado para que sirva de exemplo ao futuro, mostrando quem construiu esse país. O Brasil foi construído com trabalho, educação e perseverança”, destacou.
Também homenageado na publicação, o empresário Ramiro de Queiroz, dono das lojas Guaibim, relatou sua convivência com outras lideranças empreendedoras na Bahia ao longo de sua trajetória. “Convivendo com essas lideranças, eu me inspirei e busquei ser ousado. E esse livro, com tantos grandes nomes do empreendedorismo, mostra o que é ser ousado, ser sacrificado, para que possamos alcançar nossos objetivos”, apontou.

Homenageados
Cada setor foi representado por dez nomes, indicados pelas respectivas federações. Do agronegócio, foram homenageados: August Suerdick, Carminha Maria Gatto, Emil Wildberger, Francisco Amado da Silva, Ivo Borré, João Martins da Silva Júnior, Lutz Viana Rodrigues, Octávio Ariani Machado, Teófilo Talisco de Cunha e Raymundo Magalhaes.
Já do setor de comércio e serviços, a publicação traz as histórias de: Ademar Glavão, Edward Wilson, Euvaldo Luz, João Marinho Falcão, José ‘Pepe’ Faro, José Lemos de Santana, Lise Werckerle, Mamede Paes Mendonça, Ramiro de Queiroz e Wilhelm Hermann Klaus Petters
No setor da indústria, os biografados são: Antônio Francisco Lacerda, Bernardo Martins, Carlos Gilberto Cavalcanti Farias, Clemente Mariani, Giuseppe Vita, José Carvalho Filho, Luiz Tarquínio, Mario Almerindo, Mônica Burgos e Norberto Odebrecht.
Durante a cerimônia de lançamento, foi realizado um talk show com os autores do livro “Gestões Empresariais Inspiradoras”: Adriano Leal Bruni, Horácio Nelson Hastenreiter Filho, Justina Tellechea, Milena Pinillos, Patrícia Valim, Tairine Nunes Santos. A equipe é formada por professores e pesquisadores da Ufba. As indicações foram realizadas a partir da coordenação de representantes das instituições parceiras. O projeto foi idealizado pelo assessor do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Bahia, André Gustavo Barbosa.
Galeria eletrônica
Além do livro físico, o projeto “Gestões Empresariais Inspiradoras” apresenta conteúdos complementares, que podem ser acessados por meio do site gestoesinspiradoras.ufba.br. Na página, constam, além de textos, outros tipos de conteúdo, como fotos, vídeos e podcasts, aprofundando ainda mais as histórias contadas no livro.

Inspiração para o futuro
Todos os presentes na cerimônia de lançamento ressaltaram o caráter inspirador da obra, que, resgatando o passado, busca construir as pontes para o futuro.
O presidente do CDE, Carlos de Souza Andrade, ressaltou o livro como uma homenagem aos principais geradores de emprego e renda no Brasil. “É preciso lembrar também que a maioria dos grandes empresários começa com um pequeno negócio. O livro é uma homenagem também aos donos de pequenos negócios, colocando-os no lugar de destaque em que merecem estar”, afirmou.
O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, reforçou o papel da instituição no apoio ao setor produtivo, com foco nas micro e pequenas empresas, e também no fomento à cultura empreendedora. Nesse aspecto, ele reiterou a publicação como uma forma de inspirar os futuros empreendedores. “É uma satisfação poder contribuir com esse momento importante para o nosso estado. O Sebrae é parceiro do setor produtivo e estaremos juntos para construir a Bahia que desejamos, levando a cultura empreendedora para todos os espaços possíveis”, pontuou.
O presidente da Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes, lembrou que o livro é também uma forma de preservar a história do empreendedorismo baiano. “É também papel da nossa Federação preservar a história do comércio. O livro cumpre esse papel e se torna também uma fonte de inspiração e de estudo para futuros empreendedores”, assinalou.
O presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, compartilhou da mesma impressão, destacando que a publicação mostra para as novas gerações que, apesar de todos os desafios, é possível empreender e alcançar seus objetivos. “O livro reforça a importância desses nomes, que deixam contribuições não apenas para os setores que atuam ou atuaram. Essas pessoas interiorizaram o desenvolvimento e ajudaram a fazer a Bahia, gerando emprego e renda”.
O vice-presidente da Fieb, Josair Bastos, também elogiou o trabalho realizado para concretizar o projeto “Gestões Empresariais Inspiradoras”. “É um livro digno daqueles que são homenageados e estamos felizes em integrar essa iniciativa”, afirmou.
Representante do CDE do Sebrae Bahia, Antoine Tawil disse que o livro será um guia não apenas para os donos de pequenos negócios, mas também para os universitários, que terão à disposição uma ampla fonte de pesquisa. “A publicação mostra quem são os verdadeiros propagadores de emprego e renda dentro do estado e esses nomes ficam registrados para serem conhecidos e nunca mais esquecidos”, apontou.
O reitor da Ufba, João Carlos Salles, destacou a publicação como uma “celebração da ousadia, perseverança e inteligência”. “O livro celebra histórias de pessoas que ousaram, deram exemplos e pensaram além de si mesmos. Essas pessoas ousaram e teceram esse lugar extraordinário que é a Bahia”, concluiu.

